Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Planejamento para retorno das aulas será anunciado na próxima semana, diz Leite

Governador reforçou que retomada será gradual, com uso de educação à distância

GZH
por  GZH
14/05/2020 22:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador Eduardo Leite afirmou, nesta quinta-feira (14), que na próxima semana serão divulgados os protocolos de retorno às aulas presenciais. A previsão inicial era de que esse anúncio fosse concluído até sexta-feira (15), contemplando as regras para retorno das atividades na educação pública e privada no Estado, porém a data foi adiada. Em sua fala, Leite indicou que a retomada será gradual, com uso de educação à distância.

Em sua fala, Leite indicou que a retomada será gradual, com uso de educação à distância Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A reabertura das escolas estará condicionada à execução dos protocolos estipulados pelo governo, à bandeira de classificação definida em cada cidade, bem como a autorização dos municípios. A definição dos protocolos, assim como a decisão sobre o retorno às aulas é do governo do Estado e das prefeituras.

O governo do Estado determinou que as aulas na rede pública estadual só sejam retomadas a partir de junho. Para permitir que isso ocorra, o recesso de inverno, normalmente em julho, será antecipado para maio. A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021. Quanto às atividades na rede privada, já indicou que o retorno pode ocorrer antes.

— As instituições de ensino que estiverem localizadas em municípios com autorização para reabrir e com condições de atender aos protocolos estabelecidos, terão autonomia para definir sobre a reabertura — destacou o presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS), Bruno Eizerik.

Na última semana, o governador anunciou a transmissão de aulas, pela TVE, destinadas aos alunos de Ensino Médio, como forma de mitigar os danos causados pela suspensão das aulas presenciais. As atividades serão preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas pela TVE serão transmitidas de segunda a sexta, das 19h às 22h15min, a partir de 18 de maio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE