Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Plano de monitoramento do coronavírus é apresentado aos coordenadores regionais da Saúde

Cada região no Estado terá as suas peculiaridades e por isso elas precisam se preparar de forma diferente, tendo o suporte do Centro Estadual de Vigilância em Saúde

Secom/RS
por  Secom/RS
04/02/2020 20:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os coordenadores das 19 regionais da Secretaria da Saúde (SES) estiveram reunidos em Porto Alegre nesta terça-feira (4/1) para alinhamento das estratégias de assistência e monitoramento do coronavírus. Até o momento, não há casos confirmados no Brasil. Mesmo assim, a SES já definiu um plano de ação e contingência a possíveis casos de infecção pelo novo vírus, que começou a circular na China desde o final de 2019.

A secretária Arita Bergmann ressaltou a importância dos coordenadores levarem essas informações para as suas regionais e discutirem localmente a questão. “Cada região no Estado terá as suas peculiaridades e por isso elas precisam se preparar de forma diferente, tendo o suporte do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, para que possamos dar o reforço necessário na hora oportuna”, disse.

O plano foi apresentado pela equipe do Centro de Operações de Emergências (COE) da SES, instituído na semana passada, tendo como atribuições investigar, manejar e notificar casos potencialmente suspeitos da infecção pelo coronavírus. Esse trabalho conta com a parceria da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

As ações descritas são embasadas no conhecimento atual sobre o novo coronavírus (2019-nCoV) e estão em consonância com as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Todo o caso suspeito deve ser tratado como um alerta. A tomada de decisão será realizada após discussão conjunta entre município, Estado, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (para as áreas de portos, aeroportos e fronteiras) e Ministério da Saúde.

Hoje, é considerado caso suspeito quem nos últimos 14 dias esteve na China e apresente febre acompanhada de algum sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar) ou quem teve contato com um caso suspeito e também apresente esse quadro clínico.

Ao se definir um caso como suspeito, é importante proceder com o isolamento do paciente, por meio da colocação de máscara cirúrgica e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. O fato deve ser notificado imediatamente às autoridades epidemiológicas locais. Da mesma forma, os profissionais de saúde que atendem a pessoa devem estar com os equipamentos de proteção individual (EPIs) previstos pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

Aos casos que não apresentarem sinais de gravidade, após o atendimento médico é orientado o isolamento domiciliar por até 16 dias (ou até o fim dos sintomas). Neste período, o caso segue acompanhado pela Atenção Básica e pela Vigilância em Saúde do município. Nas situações em que o paciente apresente alguma gravidade do seu estado clínico, a internação deve ser avaliada junto à Regulação Estadual para a avaliação do caso e se há a necessidade de transferência para outro hospital.

Situação no RS

A Secretaria da Saúde mantém hoje o monitoramento de quatro casos suspeitos, notificados por Novo Hamburgo, Canoas (dois casos) e Morro Reuter. As pessoas apresentam estado de saúde estável e encontram-se em isolamento domiciliar até a melhora dos sintomas.

Os casos notificados por Novo Hamburgo (homem de 54 anos) e por Morro Reuter (menino de três anos) se referem a residentes da China que procuraram atendimento durante estadia no Rio Grande do Sul. Os casos de Canoas referem-se a um casal (ele com 65 anos e ela, 60) que viajou ao país da Ásia neste último mês. Amostras de secreção nasal de todos foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, um dos três laboratórios de referência nacional para análise do coronavírus.

Até o momento, houve 12 casos notificados no RS. Além dos quatro ainda suspeitos, outros três foram descartados (por diagnóstico para influenza) e cinco excluídos por não atenderem à definição de suspeitos.

Informe Epidemiológico RS Coronavírus – 4.1.2020

Mais informações em www.saude.rs.gov.br/coronavirus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE