Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Polícia Civil lança alerta para a população do Alto Uruguai Gaúcho

"Golpe do Cartão Clonado" já lesou 11 pessoas em poucas horas

Assessoria/Polícia Civil/Erechim
por  Assessoria/Polícia Civil/Erechim
11/09/2020 19:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Civil de Erechim publicou no início da noite desta sexta-feira(11), um alerta para a população da região do Alto Uruguai Gaúcho, diante do aumento significativo de ocorrências de estelionatos conhecidos como “Golpe do Cartão Clonado”. Em dois dias,  onze pessoas foram vítimas dos criminosos. A Polícia Civil está realizando diligências a fim de localizar e prender os envolvidos.

Segundo apurado, o modus operandi adotado pelos criminosos está sendo similar em todos os casos registrados. Um criminoso liga para as vítimas e faz-se passar por funcionário de um banco. Ele(a) informa à vítima que os seus cartões estão sendo utilizados para realização de compras, e induz a vítima a informar dados como senhas e números de seus cartões. De posse desses dados, os criminosos encaminham um dos golpistas para a casa da vítima, fazendo crer que se trata de um funcionário do respectivo banco, e que estaria ali para recolher o cartão e levá-lo à agencia bancária. Porém, com o cartão em mãos, em especial com o chip, e com dados de senhas e números de segurança, os criminosos realizam compras e transações em nome de terceiros, onerando significativamente as vítimas.

Considerando que há presença confirmada destes golpistas na região de Erechim, a Polícia Civil pede que sejam redobrados os cuidados com dados pessoais, especialmente em relação às pessoas idosas, que costumam ser os principais alvos destes criminosos. A polícia lembra que as operadoras de crédito e bancos não exigem confirmações senhas de cartões por telefone. Na dúvida, não repasse informações e procure seu banco para esclarecimentos. A Polícia Civil estará à disposição para atender eventuais vítimas junto à Delegacia de Pronto Atendimento de Erechim, na Rua Flores da Cunha, nº 91, ou pelo telefone (54) 3522-1000.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE