Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Polícia de Florianópolis cria projeto de leitura para crianças de comunidade se ocuparem à noite

A ação ocorre dentro da base da corporação e quem faz a leitura são os próprios policiais militares.

NSCTotal
por  NSCTotal
19/02/2020 17:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A ausência de atividades à noite na comunidade da Vila União, no Norte da Ilha, em Florianópolis, levou a Polícia Militar (PM) a criar um projeto de leitura para crianças. A ação ocorre dentro da base da corporação e quem faz a leitura são os próprios policiais militares. A atividade é feita pelo projeto Mãos Dadas, que desde agosto de 2018 ocupou a Vila União, até então um dos locais mais perigosos da Capital, com casos de assassinatos e tráfico de drogas.

Policial militar faz leitura com crianças na Vila União, em Florianópolis (Foto: Divulgação/PM-SC)

Pela leitura, duas vezes por semana, uma média de 25 crianças e adolescentes vai até o local e se envolve com o mundo dos livros. Ao final, eles recebem um lanche. Segundo a coordenadora do projeto e idealizadora da ação de leitura, a tenente Renata Bousfield, durante o dia as crianças se envolvem com outras programações no centro de convivências do local, mas o período noturno estava ocioso, o que deixa os garotos e garotas nas ruas.

Os livros foram reunidos a partir de doações. Durante as noites de leitura, as crianças são envolvidas já desde o começo, com o uso de fantasias. Participam crianças e adolescentes de seis a 14 anos. A programação ocorre entre 20h e 21h.

— A adesão está sendo bem legal. A gente vê as crianças querendo ler.

A leitura faz parte de uma ação maior que o Mãos Dadas levou para a Vila União. O projeto, entre outras coisas, reconstruiu a cidadania local. Além, é claro, de reforçar a segurança em um espaço antes dominado pela criminalidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE