Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Reprodução/Youtube
Ciência

Pontos luminosos em movimento são vistos no céu e chamam atenção dos gaúchos

Em Erechim também houve relato de morador que diz ter visto na noite de sexta-feira, "uma série de luzes que se movimentavam juntas."

GZH
por  GZH
22/02/2020 23:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite de sexta-feira (21), algumas pessoas avistaram pontos luminosos no céu de determinadas cidades do Sul do Brasil — inclusive do Rio Grande do Sul, em municípios como Ibirubá, Piratini, Nova Bassano e Cachoeira do Sul. Nas redes sociais, diversos usuários escreveram sobre o assunto, surpresos com o fenômeno.

No entanto, não é a primeira vez que isso acontece — em dezembro de 2019, as luzes foram vistas em diversas cidades do Estado —, e, de acordo com o diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Renato Cássio Poltronieri, também não será a última. Os pontos vistos são o brilho de satélites da constelação Starlink, enviados pela empresa SpaceX.

— Vai acontecer muitas vezes ainda. Quando lançam uma nova trilha (de satélites) e eles estão se posicionando, eles aparecem — explica.

A quinta missão da SpaceX, com dezenas de satélites, foi lançada na quinta-feira (17), na Flórida. O envio faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo. Poltronieri esclarece que, enquanto eles estão em órbita baixa, é possível enxergá-los a olho nu.

Desde a noite desta segunda-feira (6), há mais 60 satélites da SpaceX no espaço. A empresa comandada por Elon Musk realizou com sucesso o lançamento dos dispositivos. O objetivo é de começar a disponibilizar internet via satélite, alcançando lugares remotos – e trazer uma nova fonte de receita para a companhia. O projeto é denominado Starlink.

— Conforme eles passam, a luz solar bate nas antenas e causa aquele brilho. O Rio Grande do Sul está em uma latitude mais baixa, o que proporciona melhor visualização em sua trajetória.

Luciana Arabites

Luciana Arabites, moradora de Ibirubá, os viu por volta das 20h50min. Segundo ela, as fileiras de luzes se deslocavam em uma velocidade não muito rápida e, quando chegavam em determinado ponto, simplesmente sumiam.

— Estavam se deslocando em linha reta. Como não sabíamos o que era, ficamos surpresos. Decidi postar a foto para ver se mais alguém tinha avistado — conta.

Nos comentários da publicação de Luciana, outros usuários afirmaram ter visto os pontos de luz.

Luiz Gustavo Baldez, compartilhou com o Au a informação de que na noite de sexta-feira, no Bairro Zimmer em Erechim, tinha avistado"uma série de luzes que se movimentavam juntas", porém ele não fez o registro fotográfico.

Uma gravação de Alfredo Dal'Ava Junior — do projeto RMS, da Bramon — flagrou quando uma "turma" de satélites pôde ser vista em São Paulo, na madrugada deste sábado (22). É possível vê-los a partir de um minuto de vídeo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE