Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rodrigo Oliveira/ Agência RBS
Esporte

Por causa dos protestos no Chile, Conmebol sugere antecipação de horário do jogo do Inter contra La U

Segundo Associação de Futebol do país, a ideia é que o jogo de terça ocorra à tarde, terminando ainda com luz natural

GZH
por  GZH
02/02/2020 11:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Conmebol apresentou uma ideia para reforçar a segurança do jogo entre Universidad de Chile e Inter, na terça-feira (4), em Santiago, pela Copa Libertadores. Segundo a Associação de Futebol do Chile, a sugestão é que o jogo tenha o horário antecipado. Em vez de 19h15min, como está previsto, a intenção é que a partida ocorra no meio da tarde, de modo que o evento termine ainda com luz natural, proporcionando mais comodidade para os torcedores deixarem o Estádio Nacional.

— "Há uma solicitação de mudança de horário por parte da Conmebol para que a partida termine com luz natural. A La U está conversando com eles e esperamos que tudo saia bem pelo bem do futebol chileno", afirmou o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile, Sebastián Moreno, em entrevista veiculada pelo jornal chileno El Mercúrio.

A direção do Inter alega que não recebeu formalmente esta sugestão da Conmebol e, logo, não poderia se manifestar. A delegação colorada vai desembarcar em Santiago na noite deste domingo (2) e realizará apenas um treino na capital chilena, previsto para segunda-feira (3) à tarde.

A crise

O Chile vive uma crise social desde outubro de 2019, com vários protestos da população nas ruas das principais cidades. Na última semana, a tensão se agravou. Após um torcedor do Colo Colo ter sido morto, atropelado por um caminhão da polícia, várias torcidas chilenas se uniram pedindo a suspensão do futebol no país e prometeram realizar protestos em todos os jogos. A partida entre Coquimbo Unido e Audax Italiano, na sexta (31), por exemplo, foi suspensa aos 17 minutos do primeiro tempo devido aos protestos.

No sábado (1), a Universidad de Chile goleou o Curicó Unido por 5 a 1, no Estádio Nacional, mesmo palco do jogo de terça (4) contra o Inter. No entanto, a partida foi marcada por confrontos entre torcedores dentro e fora do estádio. Ao longo da partida, jogadores e torcedores se queixaram dos efeitos do gás lacrimogêneo que vinham do lado de fora.

Rodrigo Oliveira/ Agência RBS


Durante a partida, a reportagem de GaúchaZH acompanhou diversos episódios de tensão, em que torcedores arremessaram pedras e outros objetos contra a polícia e formavam barricadas com pneus incendiados nas ruas dos arredores do estádio. A resposta das forças policiais era sempre com jatos de água, bombas de efeito moral e gás. Dentro do estádio, torcedores arremessaram objetos contra policiais e houve também tentativa de invasão. Apesar de tudo isso, o jogo não foi interrompido.

Para terça (4), até o momento, a Conmebol garante a realização do jogo, embora sugira a antecipação do horário. As autoridades chilenas devem também reforçar a segurança para evitar novos confrontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE