Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Prefeitos no RS estudam flexibilizar quarentena para reativar economia gradativamente

Impasse ocorre em meio a pedidos da classe empresarial para retomada dos trabalhos. Redes sociais em Erechim anunciam carreata em favor da reabertura do comércio.

Redação
por  Redação
27/03/2020 08:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com os pedidos da classe empresarial pela flexibilização da quarentena no Rio Grande do Sul, alguns municípios estudam medidas para retomar gradativamente a atividade econômica, restrita em razão do combate ao coronavírus.

No Vale do Sinos, a prefeitura de Estância Velha já revisou o decreto municipal que determinava o fechamento de indústrias e comércio até o dia 3 de abril. A partir desta sexta-feira (27), indústrias poderão voltar a operação parcial, com até 30% de seus funcionários. Trabalhadores dos grupos de risco seguem afastados.

Estabelecimentos comerciais não essenciais e indústrias devem retornar à atividade plena no próximo dia 3 de abril. Fabricantes de EPI e empresas alimentícias não haviam sido incluídas no texto original.

Na última terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro disse que autoridades devem "abandonar o conceito de terra arrasada", criticando o fechamento do comércio e de escolas, restrições no transporte público e o confinamento em massa por conta da pandemia.

A postura de Bolsonaro foi amplamente criticada por integrantes do meio político e da saúde, que defendem o isolamento como uma ferramenta essencial no combate ao vírus.

Carreata em Erechim

O chamamento para a realização de um protesto, pedindo a reabertura do comércio em Erechim, circula nas redes sociais desde a tarde desta quinta-feira(26). Circula também pelas redes sociais a informação de que o evento vai ocorrer em muitas cidades do RS.

A iniciativa do movimento em Erechim começa a ganhar força com as recentes declarações do presidente Bolsonaro, que o país precisa encontrar uma forma de proteger os vulneráveis ao coronavírus e retomar as atividades econômicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE