Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
MATEUS BONOMI/ESTADÃO/DIVULGAÇÃO
Segurança

Presidente acompanha hoje em Porto Alegre, troca de liderança no Comando Militar do Sul

Acompanhado do vice Hamilton Mourão, Jair Bolsonaro participará de cerimônia restrita, que será o único compromisso em Porto Alegre

CP
por  CP
30/04/2020 08:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro deve desembarcar em Porto Alegre nesta quinta-feira, por volta de 10h, acompanhado de uma comitiva formada por integrantes do governo além de parlamentares aliados no Congresso Nacional. Bolsonaro e seu vice, general Hamilton Mourão, irão participar da cerimônia de troca no Comando Militar do Sul (CMS). O general de exército gaúcho Valério Stumpf Trindade, assume o cargo, no lugar do general de exército Geraldo Antonio Miotto, que irá para a reserva. Estarão na solenidade ainda o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o Comandante do Exército, general de exército Edson Leal Pujol.

A solenidade terá início às 11h. Mourão chegará à Capital em outra aeronave. O ato acontece no Salão de Honra do CMS, no Centro de Porto Alegre. Em função das medidas de restrição pela pandemia, o evento do qual participam Bolsonaro e as demais autoridades será reservado para poucos convidados. A atividade, no entanto, será transmitida pelos canais de comunicação do Comando Militar do Sul. A troca no comando do CMS havia sido anunciada no final de março e integra uma reestruturação no comando das Forças Armadas, uma vez que ocorreram outras modificações no país.

A visita ao Estado ocorre em um momento de turbulência política para o presidente, que teve ontem a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal (PF) suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além das pressões provocadas pela saída de Sergio Moro do governo na semana passada. De acordo com o deputado federal Bibo Nunes (PSL), a passagem do presidente pelo Rio Grande do Sul deverá se restringir à participação na atividade militar. No final do dia, Bolsonaro deve fazer a tradicional live nas redes sociais.

Na terça-feira, o presidente afirmou, na chegada ao Palácio da Alvorada, que participaria de uma cerimônia militar. “Na quinta-feira (hoje), está previsto ir para Porto Alegre. Passagem de comando do Comando Militar do Sul. Vou estar lá, vou ver o meu colega general de exército Geraldo Antonio Miotto.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE