Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Presidente da Emater/RS visita propriedade rural, ouve extensionistas e cumpre agenda em Erechim

Na rodada de reuniões pelos 12 regionais, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, participou, nesta quinta-feira (10), de encontro no Escritório Regional de Erechim.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
10/12/2020 21:25 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na rodada de reuniões pelos 12 regionais, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, participou, nesta quinta-feira (10/12), de encontro no Escritório Regional de Erechim, onde tratou sobre as diretrizes de trabalho da Instituição com as equipes de extensionistas rurais (presencial) e com extensionistas dos 32 escritórios municipais de abrangência desta Regional (online).

Participaram da reunião o gerente regional Gilberto Tonello e o adjunto Marcos Gobbo. Sandri destacou os avanços nas áreas administrativa, orçamentária, operacional e de infraestrutura, visando ao fortalecimento da Emater/RS-Ascar. Nesse sentido, observou que também estão sendo feitos investimentos em capacitação e em tecnologia, para levar cada vez mais uma Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) de qualidade ao público assistido. “Trabalhamos com foco na gestão sustentável”, reforçou.

Sandri agradeceu em nome da diretoria a todos os extensionistas pelo trabalho e dedicação. O presidente ouviu os extensionistas e sanou dúvidas e questionamentos. Ainda na parte da tarde, recebeu na sede do Escritório Regional, um grupo de técnicos para ouvir as reivindicações. Também destacou o empenho da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e agradeceu em nome do secretário Covatti Filho, pelo empenho no fortalecimento da Instituição.

PARCERIAS

Após a reunião na sede do Regional, o presidente participou da entrega simbólica de uma pasta contendo uma cartilha. Os materiais foram entregues aos produtores Artur Paulo Preczeski e Marisa Meirelles da Silva, do município de Áurea, que estiveram no local acompanhados da equipe do Escritório Municipal. As pastas, patrocinadas pelo Sicredi, fazem parte de uma campanha desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, na orientação e da importância dos produtores rurais manterem cuidado com os documentos relacionados à propriedade rural, e desta forma, concentrar todos os documentos na pasta. O projeto deve beneficiar 14.428 famílias rurais dos 32 municípios da região de Erechim. Participaram do ato o presidente do SicrediUniEstados, Adelar José Parmeggiani, e o presidente do Sicredi Sul Minas, Euzebio Rodigheiro, além de Eduardo Schorr, da mesma unidade.

Geraldo Sandri agradeceu ao Sicredi pela parceria e apoio nos projetos, ao destacar a importância das famílias em organizar todos os documentos num mesmo local, no caso, a pasta. “Com os parceiros podemos crescer mais”. Sandri elogiou a iniciativa e disse que ela pode ser levada às demais regiões.

Parmeggiani enfatizou que o propósito da SicrediUniEstados e da Emater/RS-Ascar é desenvolver as comunidades e unir esforços na melhoria da qualidade de vida dos associados e das famílias rurais. Euzebio Rodigheiro também reforçou a parceria na execução de projetos.

VISITAS

O presidente também fez uma visita de cortesia ao prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schimdt, acompanhado da Gerência Regional, Gilberto Tonello e Marcos Gobbo, para agradecer a parceria em levar ações de Aters e políticas públicas ao campo e à cidade. 

Geraldo Sandri também se encontrou com o prefeito eleito, Paulo Alfredo Polis, na sede do Escritório Regional, para reafirmar a parceria da Emater/RS-Ascar com o município de Erechim. “Precisamos de parcerias efetivas”, disse Polis, ao agradecer o convite.

Dentro da programação, o presidente Geraldo Sandri, acompanhado da Gerência e da equipe Municipal, visitou a propriedade da família Toígo, localizada na Linha Aurora, em Erechim. No local, o grupo foi recepcionado pelo casal Osmarino e Nair Togo. Sandri conheceu a experiência da família com as atividades de bovinocultura leiteira e suinocultura. Com um rebanho de 32 animais, a produção atinge 15 mil litros de leite mensal. Na área de suinocultura, são 800 suínos alojados. Além da pecuária leiteira e suinocultura, são cultivadas lavouras com soja, milho e cevada. O casal contou que está preparando a propriedade para que o filho Darlan Toígo, de 25 anos, dê seguimento às atividades. A família está investindo forte na área de bovinocultura de leite e na construção de novas instalações. “Hoje temos uma produção de 500 litros dia e, com os novos investimentos, queremos chegar de 3 a 4 mil litros/dia”, contou o casal. O presidente parabenizou a família e destacou “a visão empreendedora da família”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE