Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Primeiro balanço da Operação Sentinela revela que maioria dos bovinos fiscalizados está regular

Programa Sentinela completa três meses com ações de fiscalização e educação sanitária na fronteira

Ascom Seadpr
por  Ascom Seadpr
11/11/2020 23:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O balanço dos três primeiros meses do Programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), revela um aumento das ações de educação sanitária, fiscalização de veículos e barreiras em setembro em relação aos dois primeiros meses de operação. Em julho e agosto, foi registrado um maior número de bovinos fiscalizados em corredor e irregulares.

O programa iniciou as operações em 8 de julho, e os dados do trimestre foram computados entre esse dia e 7 de outubro, incluindo o projeto-piloto realizado entre 17 e 24 de junho.

“Com um menor número de ocorrências, sobra mais tempo para a educação sanitária e a fiscalização de um número maior de veículos. Porque se ocorre alguma inconformidade, a gente tem que parar as atividades para tomar as ações cabíveis”, analisa o coordenador do Programa Sentinela, Francisco Lopes.

Nos três primeiros meses do Sentinela, foram percorridos 19.012 quilômetros. Isso equivale a percorrer 16 vezes toda a fronteira com o Uruguai e a Argentina abarcada pelo programa, que é de 1,2 mil quilômetros. Neste período, foram 15.923 bovinos fiscalizados, sendo 65% regulares, 23% irregulares, 8% em corredor e os outros 4% incluem bovinos apreendidos, restituídos e sacrificados.

O programa compreende uma área de 50 quilômetros da linha de fronteira, alcançando 59 municípios

No total, foram 70 propriedades fiscalizadas, 133 barreiras realizadas, 638 veículos vistoriados e 141 autos de advertência e infração. As ações de educação sanitária chegaram a 1.376 e incluem informações principalmente sobre febre aftosa, abigeato, contrabando e explicações sobre as ações do Programa Sentinela. “Os dados até agora mostram que o Sentinela está dando os resultados esperados”, comemora Lopes.

No mês de setembro, foram percorridos 5.597 quilômetros, tendo 24 propriedades vistoriadas, 250 veículos vistoriados, e 533 ações de educação sanitária. Em agosto houve o pico da fiscalização de animais, com 7.009 bovinos. Também foram encontrados 572 em corredor. De acordo com Lopes, em “julho e agosto era o início das atividades do programa, havia mais animais em corredor, e com o tempo, a situação foi diminuindo por causa da presença do programa e assim se conseguiu aumentar as ações de educação sanitária”.

O Programa Sentinela é dividido em quatro blocos de atuação e compreende uma área de 50 quilômetros da linha de fronteira para dentro do Rio Grande do Sul, alcançando 59 municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE