Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Pets

Procon de SC suspende venda de coleira que impede latido no estado

Uso desse tipo de acessório é controverso e divide opiniões entre veterinários e tutores

Oeste Mais
por  Oeste Mais
17/09/2020 14:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, o Procon de Santa Catarina notificou uma empresa após constatar que ela estava vendendo em seu site um conjunto de coleiras antilatido e antimordida, cujo modelo do produto impede o animal de beber, comer e de transpirar, podendo levá-lo a óbito no caso de uso por longos períodos.

No documento, o órgão pedia que a responsável informasse se o produto 'Pet Duckbill Conjuntos de máscaras' possui certificação do Inmetro e em caso positivo que apresentasse a data de concessão e esclarecesse se o produto pode ter uso contínuo ou se deve ser utilizado apenas quando for realizado algum procedimento no cão, além de especificar quais raças podem fazer uso do acessório.

Na ocasião, o diretor do Procon justificou que apesar de não estar comprovado se o produto prejudica ou não o cachorro, é direito do consumidor obter as informações claras e objetivas sobre o objeto que está adquirindo.

A entidade também solicitou que a fornecedora apresentasse as medidas específicas, para saber se é suficiente para que o animal possa respirar. Porém, após receber a notificação, a instituição ignorou o pedido e não apresentou sua defesa.

Diante dos fatos, a entidade de defesa do consumidor emitiu uma medida cautelar solicitando a suspensão da venda e divulgação do referido produto em todo o território catarinense. Caso venha a ignorar novamente esta ordem, sofrerá multa de R$ 1 milhão por descumprimento da medida cautelar.

Entenda o caso

O uso da coleira antilatido ainda é uma polêmica entre médicos veterinários e criadores de pets. O acessório é acionado pela vibração das cordas vocais do cachorro e emite um som, alto para as características auditivas dos animais. Segundo fabricantes, o produto emite uma correção sonora inofensiva, mas em uma intensidade que o incomoda. Como esta correção é instantânea, ele irá diminuindo cada vez mais a quantidade de latidos.

Mas este “procedimento” para evitar que cachorros latam não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, tampouco os modelos que podem agredir e deixar o animal estressado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE