Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Programa Jovem RS oferece ferramentas digitais de aprendizagem durante suspensão das aulas

Isso ocorre de forma gratuita, por um prazo de pelo menos de 30 dias, a contar da última sexta-feira (20/3).

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
27/03/2020 09:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o intuito de ofertar um conteúdo inovador, que desperte a criatividade e protagonismo dos estudantes, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, está disponibilizando uma série de ferramentas educacionais com temáticas extracurriculares alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso ocorre de forma gratuita, por um prazo de pelo menos de 30 dias, a contar da última sexta-feira (20/3). O site pode ser acessado aqui.

A iniciativa, que poderá ser ampliada para até 60 dias, conta com materiais sobre robótica educacional, programação, educação financeira, educação empreendedora, computação, tecnologia, eletroeletrônica, ciência, matemática e biologia, além de leituras virtuais e videoaulas de assuntos diversos.

“Considerando o combate à disseminação do coronavírus e a medida de prevenção que suspendeu as aulas nas escolas públicas da rede, estamos oportunizando a utilização de recursos digitais que irão enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas durante este período”, destaca o secretário da Educação, Faisal Karam.

A Seduc sugere que os professores, com apoio dessas plataformas, organizem atividades educativas para que os alunos tenham acesso, no computador ou no celular, a momentos diários de aprendizado, leituras, pesquisas, videoaulas, infográficos, mapas, animações, plataformas e games. A secretaria entende que nem todos os estudantes têm acesso digital em suas casas, mas, mediante planejamento do professor, programas educativos de TV e rádio podem ser indicados para esses alunos, que também podem receber livros da biblioteca escolar.

Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que implanta as ações de gestão e de planejamento da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas em parceria com parques tecnológicos e universidades.

A proposta valoriza, apoia e dá visibilidade e estímulo ao crescimento e protagonismo juvenil. O programa conta com apoio das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Cultura e de Trabalho e Assistência Social, da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp) e do Sebrae-RS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE