Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Cidade

Proibição de canudos plásticos entra em vigor neste sábado na capital gaúcha

Estabelecimentos comerciais têm prazo de um ano para adequação à nova regra.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
01/02/2020 15:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A lei que proíbe a venda e distribuição de canudos plásticos em Porto Alegre passa a valer neste sábado (1º). O texto, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), foi sancionado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) em 31 de janeiro de 2019 e publicado no Diário Oficial do Município no dia seguinte. Na ocasião, foi definido prazo de um ano para adequação dos estabelecimentos comerciais à nova regra.

A norma vale para restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques e estabelecimentos similares, além de ambulantes. Algumas exceções foram definidas em lei, como a que autoriza o uso de canudos de papel ou de material biodegradável. Além disso, fica permitido o uso para pessoas com deficiência ou que estejam impossibilitadas temporariamente de sorver líquido sem a utilização do dispositivo plástico.

Os estabelecimentos comerciais e os ambulantes que descumprirem a lei estarão sujeitos a multa, aplicada em dobro em caso de reincidência. O montante arrecadado com a aplicação das multas vai ser destinado a programas ambientais do município. No entanto, a lei não estabelece valores específicos à penalidade. A Prefeitura informou que ainda estuda a melhor forma de operacionalizar a aplicação da lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE