Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto da UFFS capacita mais de 470 profissionais da Educação Básica

Minicurso realizado na semana passada foi ofertado gratuitamente a professores do Alto Uruguai gaúcho.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
17/02/2020 13:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 470 profissionais e acadêmicos da área da educação participaram de um minicurso gratuito ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim na semana passada. A formação foi sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e faz parte de um programa de extensão que visa a qualificação de profissionais para a compreensão do contexto político, social e pedagógico da primeira etapa da Educação Básica. O minicurso foi criado para atender uma demanda dos municípios pertencentes à Amau, que neste ano terão que organizar os currículos escolares conforme a BNCC.

A atividade foi coordenada e ministrada pela professora Flávia Burdzinski de Souza, do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para a primeira turma do minicurso foram ofertadas 200 vagas, que foram preenchidas em 24 horas. A procura foi tamanha que a Universidade teve que abrir mais uma turma. As aulas ocorreram nos dias 13 e 14 de fevereiro. O programa teve palestras e oficinas em diferentes espaços da Instituição, como na Brinquedoteca.

“Trata-se de um momento de troca e fortalecimento entre todos os profissionais da região do Alto Uruguai que atuam em prol de uma Educação Infantil de qualidade, acolhedora e sensível às crianças e seus modos de viver suas infâncias”, afirma Flávia.

Professora da rede municipal de Marcelino Ramos, Veronice Beal Gudski participou da formação. “Há anos eu participo das atividades da UFFS. Quando surge um curso, somos as primeiras a participar e inclusive a divulgar. Conhecendo o trabalho da professora Flávia, não tem como não fazer”, comenta. “Essa questão da BNCC é uma jornada. Percebemos a angústia de vários professores, com muitas dúvidas. Como nós já participamos faz um tempo, já temos um caminho. As professoras que estão iniciando não podem perder a esperança de que tudo vai dar certo”, diz Veronice. “Participando desses vários cursos da UFFS a gente vê que é tudo de bom. A gente vem aqui e percebe que as formações são sempre ótimas. Só temos a ganhar.”

Também docente da Educação Básica, a professora Tainan Cherobin, de Erechim, participou pela primeira vez de um curso da UFFS. “Essa formação é de suma importância. Até porque estamos começando com uma nova BNCC”, comenta a educadora.

“Tudo o que a professora Flávia a gente até tenta colocar em prática, mas não é em todas as escolhas que conseguimos – devido à burocracia, direção, etc. As minhas dúvidas em relação à nova Base são de como conduzir o trabalho em sala de aula, como fazer. Sempre tem aquela dúvida”, diz Tainan. “É a primeira vez que faço um curso aqui na UFFS. Estou achando essa experiência muito boa. E é importante que esses cursos sejam mantidos para o público de fora”, finaliza.

Para acompanhar as capacitações ofertadas pela UFFS, fique atento ao site www.uffs.edu.br. Quem deseja conhecer melhor os diversos programas de Extensão pode acessar o link https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/programas_e_projetos/lista-de-projetos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE