Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Proteja seus bichinhos dos fogos de artifício

Muitos animais fogem assustados, se ferem e podem até morrer por medo ou estresse gerado pelo barulho dos fogos. No RS, lei proíbe a queima e soltura de fogos de artifícios com ruído.

CRMV SC
por  CRMV SC
30/12/2020 16:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Você sabia que o barulho dos fogos de artifício gera danos aos animais domésticos e silvestres e também aos seres humanos? Muitos animais fogem assustados, se ferem e podem até morrer por medo ou estresse.

O show de fogos em todo o país é uma tradição e pode continuar com toda a sua beleza sem o barulho. O CFMV defende que fogos de artifício com estampidos sejam proibidos e gradativamente substituídos por fogos sem ruídos em todo o território nacional. Em muitos locais do país, isso já acontece. 

Governo do RS regulamenta lei que proíbe queima e soltura de fogos de artifícios com ruído

No RS por exemplo, o governador Eduardo Leite assinou, neste mês, o decreto que regulamenta a Lei 15.366, de autoria da deputada estadual Luciana Genro (PSol). Sancionada em novembro do ano passado, a lei proíbe a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como artefatos pirotécnicos festivos de efeito sonoro ruidoso que, a uma distância de cem metros, ultrapassem os cem decibéis.

O decreto estabelece que a fiscalização fica sob responsabilidade da Polícia Civil. Em caso de desobediência, pode ser aplicada multa que varia de R$ 2 mil a R$ 10 mil (102 a 512 unidades de padrão fiscal), conforme a quantidade de fogos utilizada. Em caso de reincidência em um período inferior a 30 dias, o valor da multa dobra.

Confira algumas dicas que podem ajudar a minimizar os impactos negativos do barulho nos pets:

  • Mantenha seu animal identificado (registre seu número de telefone e e-mail na coleira). Se ele fugir, a chance de ser encontrado é maior.
  • Se possível, deixe o animal perto de você. Sua presença é reconfortante pra ele em momentos de tensão.
  • Prepare o ambiente e acostume o animal a uma espaço fechado (quarto, garagem), que abafe o som dos fogos. Não deixe seu pet em sacadas, perto de piscinas ou em correntes.
  • Prepare um espaço tipo "toca" para o bichinho. Para os cães, pode ser embaixo da camas ou em caixas de transporte. Gatos gostam de se refugiar em locais altos (em cima de armários, prateleiras, nichos). Coloque na "toca" objetos com o seu cheiro, principalmente se ele não estiver na sua companhia.

No dia 31/12, passeie bastante com o seu cachorro, faça corridas, brinque. Com o gato também, provoque corridas e pulos. Os exercícios e o cansaço deixarão seu pet mais cansado e, possivelmente, menos preocupado com o barulho.

Se você já teve alguma experiência e seu pet realmente se desespera com o barulho (tem convulsões, atravessa janelas, destrói paredes), uma opção é procurar um médico-veterinário para a prescrição de medicamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE