Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Quarta-feira amanheceu com frio e geada no sul do Brasil

A temperatura mínima na estação da Epagri-Ciram em Urupema ficou em 0,9ºC

Metsul
por  Metsul
14/10/2020 13:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O inverno já acabou oficial faz quase um mês e a chamada primavera climática já dura 45 dias, mas as cenas de inverno persistem no Sul do Brasil. Os campos amanheceram cobertos de gelo nesta quarta-feira (14) no Planalto Sul Catarinense. A temperatura mínima na estação da Epagri-Ciram em Urupema ficou em 0,9ºC. Marcas ao redor de 0ºC foram registradas também na área de São Joaquim.

Ar mais frio ingressou no Rio Grande do Sul e Santa Catarina no fim de semana com queda de temperatura e na sequência uma área de baixa pressão a Leste do Uruguai foi responsável por reforçar o ar frio em altitude ontem e trazer ar muito seco. A umidade do ar no nível de 700 hPa (ao redor de 3 mil metros de altitude) que era projetada para a madrugada de hoje sobre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul era de só 9%, indicando um perfil muito seco da atmosfera.

Planalto Sul Catarinense com geada na manhã desta quarta-feira (Mycchel Legnaghi)

Com o tempo muito seco, produziu-se um forte resfriamento noturno e a geada nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil. Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, a temperatura na madrugada de hoje baixou a 3ºC.

Geada hoje cedo em São Joaquim (Mycchel Legnaghi)

Frio tardio é o que pode se esperar quando o fenômeno La Niña está atuando, como é o caso deste segundo semestre de 2020. Análise da meteorologista Estael Sias, da Metsul antecipa que esta massa de ar frio que ingressou no começo desta semana não será a última e que o Sul do Brasil voltará a ver nas próximas semanas cenas de frio e de geada como da manhã de hoje.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE