Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Quatro integrantes da comitiva brasileira que se encontrou com Donald Trump tem coronavírus

Nesta sexta-feira (13), mais de cem casos de coronavírus foram confirmados no Brasil.

NSCTotal
por  NSCTotal
14/03/2020 10:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Quatro pessoas que estavam na comitiva do presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos foram diagnosticadas com coronavírus. Na quinta-feira (12), o secretário de comunicação Fábio Wajngarten testou positivo para covid-19. Nesta sexta-feira (13), mais três casos foram anunciados: a advogada de Bolsonaro e tesoureira da Aliança pelo Brasil, Karina Kufa; o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o diplomata indicado para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster.

Nestor Forster foi indicado por Bolsonaro para a Embaixada do Brasil nos EUA(Foto: Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress)

Forster estava na comitiva do presidente Jair Bolsonaro que viajou a Miami de sábado (7) a segunda-feira (10) e se encontrou com o presidente dos EUA, Donald Trump, para um jantar em Mar-a-Lago, no sul da Flórida. O diplomata já tinha decidido se colocar em quarentena nesta quinta-feira (12), depois que o secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, havia sido confirmado com o coronavírus.

Bolsonaro (C) em agenda em Miami. Na foto, Nestor Forster (no fundo, de gravata azul) e Nelsinho Trad (sentado à direita) Alan Santos / Presidência da República/Divulgação

Os resultados dos exames de Forster, porém, também indicaram a doença e, por orientação médica, ele vai prolongar o período de isolamento por mais duas semanas.

Nelsinho Trad (PSD-MS) também anunciou que testou positivo para covid-19 na noite desta sexta-feira (13). "Serenamente, com fé em Deus, e atendendo todas as orientações dos profissionais de saúde envolvidos nesse enfrentamento, estou em casa com a minha família, guardando o período de isolamento. Não há de se agravar. Com fé em Deus, sempre aprendi que problemas existem para serem solucionados", afirmou o senador em nota.

Mais cedo, a advogada Karina Kufa divulgou que também tinha coronavírus por meio de suas redes sociais.

O presidente Jair Bolsonaro informou, pelas redes sociais, que o seu teste deu negativo. No entanto, ele ficará isolado pelos próximos sete dias e fará um novo teste, seguindo o protocolo utilizado pelos brasileiros que retornaram de áreas infectadas.

Nesta sexta-feira (13), mais de cem casos de coronavírus foram confirmados no Brasil. O balanço oficial, divulgado à tarde, apontava 98 pacientes. No entanto, após a coletiva de imprensa, o Rio Grande do Sul e a Bahia confirmaram novos casos.

O Ministério da Saúde anunciou também o registro de transmissão sustentada do vírus em duas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro.

O avanço do vírus em diferentes países fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que a situação representa uma pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE