Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Economia

Quem deve estar no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Data da consulta ao primeiro grupo de contemplados deve ser divulgada nesta semana

GZH
por  GZH
13/05/2020 10:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Receita Federal deve confirmar nesta semana o dia de abertura de consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020. Embora o prazo de entrega da declaração tenha sido esticado do final de abril para 30 de junho, em razão da pandemia do coronavírus, a informação da Receita é que o calendário de restituições permanece.

Com isso, o primeiro lote será pago dia 29 de maio diretamente na conta informada pelos contribuintes no momento da declaração. A consulta deverá ocorrer dias antes, mas a data ainda não foi confirmada.

Também está mantida, segundo a Receita, a redução de sete para cinco lotes nas restituições deste ano. Os depósitos mensais ocorrerão até 30 de setembro. Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição e devem ser os contemplados neste primeiro lote: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, os portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento, o que impede o pagamento da restituição. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Confira o cronograma dos lotes de restituição:

  • 1º lote - Pagamento em 29/05/2020
  • 2º lote - Pagamento em 30/06/2020
  • 3º lote - Pagamento em 31/07/2020
  • 4º lote - Pagamento em 28/08/2020
  • 5º lote - Pagamento em 30/09/2020
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE