Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Receita Federal faz apreensão de pouco mais de 5 milhões de máscaras descartáveis em SC

Mercadoria foi apreendida porque ultrapassou o prazo de permanência no porto seco. Material agora será destinado à prevenção e combate ao coronavírus.

NSCTotal
por  NSCTotal
24/03/2020 12:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Receita Federal apreendeu pouco mais de 5 milhões de máscaras descartáveis de polipropileno brancas com elástico na manhã desta terça-feira (24/3) em um porto seco de São Francisco do Sul, em SC. O material será destinado à prevenção e combate ao coronavírus.

Foram apreendidas 6.768 caixas, correspondendo a 5.076.000 máscaras faciais. A apreensão ocorreu por abandono de mercadoria por decurso do prazo no recinto alfandegado. O valor total da apreensão é de R$ 203 mil.

Foram apreendidas 6.768 caixas no porto seco(Foto: Receita Federal, Divulgação)

Segundo a Receita Federal, a carga de máscaras veio da China amparada pelo regime de entreposto aduaneiro, quando a importação chega ao país com suspensão de tributos até o momento da efetiva nacionalização.

A legislação aduaneira prevê que o prazo de permanência em recinto alfandegado de zona secundária, como é o caso do porto seco, é de 45 dias. Como o importador não iniciou os procedimentos necessários para a importação nesse prazo, a equipe da Receita Federal lavrou o auto de infração de apreensão para aplicação da pena de perdimento.

A Receita Federal, em coordenação com o Ministério da Saúde, vai fazer a destinação desse material para atender profissionais em função da pandemia da COVID-19. Essas máscaras atendem às normas técnicas, sendo indicadas para trabalhadores expostos a ambientes contaminados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE