Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Tech

Rede 5G chega a alguns bairros de Curitiba nesta sexta-feira

A cidade está entre as oito primeiras do país que terão acesso à rede de telefonia móvel de quinta geração.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
23/07/2020 20:30 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na capital paranaense, a ativação do 5G, que permitirá a operação comercial de dispositivos inteligentes, a exemplo de carros autônomos, ocorre nesta sexta-feira (24) por meio da operadora Vivo e abrangerá inicialmente duas regiões, compreendidas entre o Centro Cívico e o Alto da Glória e entre o Batel e o Água Verde.

Para além da velocidade, que chega a ser 12 vezes superior ao sinal de quarta geração, a rede móvel 5G reduz drasticamente a latência da conexão, ou seja, o tempo de resposta para transferência de um pacote de dados na rede. 

“O 5G permite uma taxa de transmissão centenas de vezes maior do que a atual, com picos de até 20 Gbps e uma latência, teórica, de até 1 milissegundo”, explica Ricardo Vieira, diretor regional Sul da Vivo.

“Atualmente, com o 4G, a latência está perto de 80 milissegundos.” Segundo ele, Curitiba foi uma das capitais escolhidas para a estreia do sinal 5G da Vivo por ser uma cidade estratégica para a empresa, apresentando características similares de demanda de tráfego e perfis de clientes às demais cidades piloto, que serão Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

No ano passado, com o objetivo de facilitar a implantação do 5G na cidade, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), editou um decreto que simplificou o processo para licenças de instalação e operação de antenas de telefonia, além de isentar de licenciamentos instalações em topos de prédio e a colocação de equipamentos como biosites ou small cells, pequenas antenas que ampliam a cobertura do sinal de telefonia."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE