Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Rio Grande do Sul tem 524 novos casos de coronavírus

A cidade com maior volume de novos casos confirmados neste domingo foi Erechim com 179 novos casos. No boletim da SES, Erechim aparece com 881 casos. Na sexta-feira eram 660 confirmados.

GZH
por  GZH
12/07/2020 19:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde do Estado confirmou neste domingo (12) 19 novas mortes e 524 notificações de infecção pelo coronavírus. Com isso, o total de casos confirmados no Rio Grande do Sul desde o início da pandemia chega a 39.240, com 962 óbitos. Há, ainda, 32.815 recuperados, ou seja, 84% dos casos.

Os mortos são das seguintes cidades: Bento Gonçalves (homem, 60 anos), Alvorada (homem, 66), Passo Fundo (mulher, 88), Sapiranga (mulher, 83), Viamão (mulher, 82), Porto Alegre (mulher, 57; homem, 58; homem, 63; mulher, 71; e homem, 63), Rio Grande (homem, 49), São José do Norte (mulher, 65), São Borja (mulher, 93), Canoas (homem, 68), Ibirubá (homem, 68), Santa Rosa (homem, 83), Santiago (mulher, 73), Sapiranga (homem, 70) e Caxias do Sul (homem, 77).

As cidades com maior volume de novos casos confirmados neste domingo são Erechim (179), Alvorada (57), Caxias do Sul (65) e Passo Fundo (30).

No boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Erechim aparece com 881 casos. Na sexta-feira eram 660 confirmados.

Aumento no número de positivados talvez se deva a testagem realizada desde a sexta-feira pelo Projeto Testa Erechim. A Secretaria de Saúde de Erechim, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), testou moradores da cidade, através de testes rápidos realizados na sexta, sábado terminando neste domingo. 

A pesquisa tem como objetivo identificar os níveis de contágio do vírus e a porcentagem de imunização frente a pandemia. Já na próxima semana serão divulgados os dados coletados, o que possibilitará segundo a organização do projeto, ter uma noção realística da situação em nossa cidade. 

Os números desta testagem serão apresentados na próxima semana.

Erechinenses relatam resultados diferentes em testes da Covid-19

Durante o final de semana, o Au recebeu inúmeras mensagens de moradores da cidade relatando terem feito exame através do projeto. O fato de realizar a testagem trouxe alívio para alguns, mas também, preocupação e insegurança para muitos dos testados.

Isso por que muitos relataram ter participado do projeto de testagem, tendo exame positivado para a Covid-19. Só que por iniciativa própria, muitos testados, procuraram uma confirmação do exame através de clínicas particulares e nos casos relatados o resultado foi contrário, ou seja, negativou. 

Moradores se mostravam preocupados com a validade da testagem e também com o fato de que quando se tem um resultado positivo para a covid, muitas coisas mudam. Atestado, isolamento, a falta no trabalho, gasto com exames, enfim.

O AU procurou a coordenadora do projeto e outros profissionais da saúde buscando alguma informação ou recomendação, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.

 Veja no mapa atualizado pelo geógrafo Matias Pacheco de Oliveira os números da Covid-19 no raio de 100km de Erechim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE