Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

RS começa distribuição de testes rápidos de Covid-19 na próxima semana

Dos 48,9 mil testes rápidos, 20 mil vão para a Ufpel, enquanto o restante será aplicado em profissionais da saúde e segurança.

Secom/RS
por  Secom/RS
11/04/2020 21:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou que vai iniciar, na próxima semana, a distribuição dos testes rápidos de diagnóstico da Covid-19 no Rio Grande do Sul. O lote totaliza 48,9 mil exames. Parte deles será entregue à Universidade Federal de Pelotas. A instituição irá proceder as pesquisas em 20 mil testes. O restante de 28.940 exames vai ser destinado para aplicação em profissionais da segurança e da saúde.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri esclarece que esse exame detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus. O resultado do teste é exibido em até 20 minutos.

A modalidade é usada para diagnosticar casos graves internados com a Covid-19 e em profissionais que estiverem em atendimento direto na rede hospitalar. O teste deve ser aplicado no décimo dia do início dos sintomas, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. É necessária apenas a coleta de uma gota de sangue.

Foi a primeira remessa de kits recebida pelo governo estadual de outras previstas para serem enviadas pelo Ministério da Saúde ainda em abril. Além dos testes rápidos, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RS) e outros laboratórios privados credenciados permanecem realizando os testes de biologia molecular, capazes de identificar o coronavírus em pacientes ainda no início da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE