Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Saiba como receber no celular e no e-mail os avisos de desligamento programado da RGE

Serviço gratuito pode ser usado pelos 2,9 milhões de clientes da distribuidora e comunica com antecedência se haverá obras na rede elétrica na sua região.

Imprensa Sérgio Stock
por  Imprensa Sérgio Stock
11/08/2020 21:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um SMS no celular ou uma mensagem no e-mail podem alertar com antecedência os clientes sobre melhorias na rede e falta de energia na sua residência e região. De maneira totalmente gratuita, todos os clientes da RGE, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia, podem se cadastrar para receber esses avisos de desligamentos programados, procedimento adotado quando é preciso desligar a energia para a execução de obras na rede elétrica.

O cadastro dos clientes para recebimento dos avisos pelo celular e e-mail pode ser feito através do site da RGE (www.rge-rs.com.br). Clicando no banner “Desligamento Programado” é feito um direcionamento para a página onde é possível informar número de telefone e endereço de email, tendo em mãos o Seu Código (número que consta nas contas de energia de cada unidade consumidora). Para aqueles que não são atendidos pela RGE, a informação está disponível através de pesquisa por cidade da área de concessão da distribuidora.

Para que serve um desligamento programado e quando ele ocorre?

Os desligamentos programados são procedimentos realizados pela RGE para situações especiais, como troca de equipamentos, manutenção na rede e reposição de peças e componentes. Temporário, esse processo é necessário para garantir a segurança dos profissionais, da comunidade e da própria rede.

Através de manobras de carga, a distribuidora sempre mantém desligado o menor número possível de clientes para a execução das obras. Em geral, a RGE destina mais de uma equipe para a execução das obras na mesma região e ao mesmo tempo, aproveitando, assim, um único desligamento. Na troca de postes, por exemplo, é comum ver várias equipes trabalhando lado a lado.

A RGE segue a regulação do setor elétrico sobre a comunicação desses avisos, enviando e-mail e carta para os clientes críticos, como os da área da saúde, segurança e serviço de abastecimento de água, e também anunciando em veículos da mídia de massa que abranjam a região que será desligada. Dessa forma, todos ficam cientes da data e horário dos desligamentos e podem programar suas rotinas, evitando possíveis transtornos.

O serviço de informação pelo SMS e pelo e-mail, abrangendo todos os clientes da área de concessão, se soma às formas previstas na regulação do setor. Esses avisos ocorrem apenas em situações programadas, não servindo para situações de desligamentos emergenciais, como os causados por temporais ou acidentes de trânsito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE