Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Andrea Pattaro / AFP
Santa Catarina

Santa Catarina tem dois casos suspeitos do novo coronavírus

Informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26) de manhã. País tem um caso confirmado da doença, em SP.

Diário Catarinense
por  Diário Catarinense
26/02/2020 19:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a confirmação do primeiro caso oficial do novo coronavírus no Brasil, em um morador de São Paulo de 61 anos que esteve na Itália, aumentou também o número de novos casos suspeitos monitorados no país.

Segundo o Ministério da Saúde, em informações repassadas em coletiva de imprensa às 11h30min desta quarta-feira (26), são atualmente 20 casos em investigação no Brasil, sendo dois em Santa Catarina. Nem o ministério, nem a Secretaria Estadual de Saúde divulgaram mais detalhes sobre os casos suspeitos. A cidade dos pacientes não foi informada, assim como a idade ou mais detalhes sobre a situação.

A tendência, segundo o Ministério da Saúde, é que os casos suspeitos aumentem nos próximos dias com a mudança dos critérios de investigação. Antes, eram considerados suspeitas as pessoas que viajaram para a China e outros países asiáticos e, na volta, demonstraram sintomas de gripe (tosse, febre, coriza). Agora, com o avanço do novo coronavírus na Europa — especialmente na Itália, que já registra 374 pacientes —, o Brasil ampliou a área e monitora também as pessoas que estiveram na Itália, Alemanha, França ou Reino Unido.

Ao todo, outros 59 casos suspeitos no Brasil já haviam sido descartados após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos para o coronavírus. Em Santa Catarina o Ministério da Saúde contabiliza quatro casos descartados nas últimas semanas, todos de pessoas que voltaram de viagem à China e apresentaram sintomas, mas estavam apenas com gripes comuns.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE