Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

São Miguel do Oeste em SC, enfrenta epidemia de dengue

A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica Municipal, nesta quinta-feira (21).

ClicRDC
por  ClicRDC
21/05/2020 22:36 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) incluiu São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina na lista de municípios considerados em situação de epidemia de dengue. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica Municipal, nesta quinta-feira (21).

O enfermeiro Marcos Bortolanza explicou que a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de São Miguel do Oeste, esta taxa é de 316,2 casos por 100 mil/hab.

Na última semana, foram confirmados mais cinco casos da doença no município, que chegou a 136 no total. São 130 autóctones, quatro importados e dois com local provável de infecção indeterminado.

O coordenador do setor da dengue, Célio Silva, salienta que a população precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “As equipes da dengue estão trabalhando arduamente nas residências e comércio do município, a fim de identificar possíveis locais de proliferação do mosquito. Mas é necessário o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais de suas casas”, destaca.

A secretária de Saúde, Geni Girelli, relata que o Município realiza ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e expedição de notificações e multas aos proprietários de terrenos sem manutenção. Entidades também se envolveram em campanhas de conscientização mais recentes, e está em andamento um roteiro de coleta de lixo e entulhos nos bairros e mutirão de limpeza. Ela reforça a importância de cada um fazer a sua parte. “Todos já sabem o que precisa ser feito, basta fazer”, pontua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE