Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Satélite mede 55°C no solo em São Paulo e no Centro-Oeste

A informação foi divulgada pela divisão aeroespacial da União Europeia.

Metsul
por  Metsul
08/10/2020 21:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A temperatura do solo em partes do Centro-Oeste e do Noroeste de São Paulo passou de 55°C no começo deste mês, segundo dados do satélite europeu Sentinel 3. A informação foi divulgada pela divisão aeroespacial da União Europeia.

É importante enfatizar que temperatura do solo é diferente da temperatura do ar circulante que é a que sentimos e é a usada em previsão do tempo. Esta se aproximou de 45°C no Centro-Oeste e passou de 43°C no estado de São Paulo.

Temperatura da superfície do solo (LST), que está na imagem de satélite, é a temperatura radiante da superfície derivada da radiação solar. Uma definição simplificada seria o quão quente a “superfície” da Terra seria ao toque em um determinado local. Do ponto de vista de um satélite, a “superfície” é tudo o que ele vê quando olha para o solo através da atmosfera. Pode ser neve e gelo, a grama em um gramado, o telhado de um prédio ou as folhas da copa de uma floresta. A temperatura da superfície do solo, assim, como dito, não é igual à temperatura do ar do boletim meteorológico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE