Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

SC libera praias com uso obrigatório de máscara

Lotação das praias será sinalizada aos banhistas através de bandeiras nas cores verde, amarelo e vermelho.

NDMais
por  NDMais
23/12/2020 22:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Novas portarias que regulamentam as regras sanitárias foram publicadas nesta quarta-feira (23). Dentre elas, estão a que regula o uso da faixa de areia das praias, que impõe o distanciamento de 1,5m das famílias na faixa de areia. A utilização de máscaras segue obrigatória, com exceção de quando as pessoas estiverem na água.

A medida também estipula que mesas, cadeiras, guarda-sóis e objetos similares que estejam sendo alugados sejam desinfetados com álcool ou substância similar. 

Os restaurantes e bares das praias ficam com a mesma normativa, de portarias anteriores para o setor, prevendo utilização de máscara, álcool na entrada e no buffet, proibição de entrada de outros trabalhadores na cozinha, dentre outras restrições.

Além disso, cada município deverá sinalizar por cor a ocupação da praia, As bandeiras devem ter as cores verde, amarelo e vermelho, que acusam se ainda há espaços na faixa de areia, com base no distanciamento mínimo determinado pelo Estado, ou se já está lotada. Cabe ao banhista respeitar a determinação.


O que cada cor significa

Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço da praia.

Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços.

Vermelho: ocupação plena, quando não for possível o cumprimento de distanciamento mínimo de 2 metros entre os guarda-sóis de pessoas ou grupos distintos.

A fiscalização do cumprimento fica no encargo da vigilância sanitária, Polícia Miliar, Bombeiros, Defesa Civil e demais autoridades. No entanto, não há clareza sobre qual é a ocupação da faixa de areia de cada praia.

A portaria 1.000/2020 foi publicada no Diário Oficial do Estado, é assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e tem efeitos imediatos. Ou seja, as regras já devem ser cumpridas a partir desta quinta-feira (24).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE