Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Patrick Rodrigues
Santa Catarina

Seca em Blumenau muda paisagem no Rio Itajaí-Açu

Confira imagens do rio e a previsão do tempo para os próximos meses

NSC
por  NSC
01/06/2020 16:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A seca definitivamente traz imagens do Rio Itajaí-Açu nunca vistas por muitos moradores de Blumenau e região. Partes das estruturas das pontes que antes não surgiam por conta do nível da água estão expostas, as pedras mais evidentes e os lixos, antes escondidos sob à água, denunciam a falta de consciência de alguns.

Segundo o AlertaBlu, o volume de chuvas para o mês de maio está 79% abaixo da média mensal. Até esta sexta-feira (29), o município registrou apenas 22mm de chuva, enquanto a média histórica para o mês é de 104mm. 

Foto: Patrick Rodrigues

No último dia 26, meteorologistas de Santa Catarina realizaram mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. A previsão é valida para o período de junho a agosto. Em primeiro lugar, continuamos numa neutralidade climática, ou seja, sem nenhum fenômeno de grande escala influenciando diretamente o clima em SC.

Tanto no oceano Pacífico, na linha do Equador, quanto os ventos nesta região, começam a sinalizar uma possível influência de La Niña. É uma informação que precisa ser acompanhada nos próximos meses já que se for confirmada, a principal influência do La Niña é diminuir a chuva em SC.

No entanto, uma outra influência intrasazonal chamada Madden-Jullian está numa fase favorável a chuva para o nosso Estado. Rapidamente, poderia dizer que Madden-Jullian é uma oscilação de grande escola de uma onda com deslocamento para leste que causa variações na convecção. Condição favorável para a formação de chuva.

Foto: Patrick Rodrigues

Diante disso, a previsão é que de Junho a Agosto ainda se tenha chuva abaixo do padrão no Estado,  especialmente Junho tendo chance de pelo menos algumas regiões de SC terem o padrão normal de chuva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE