Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
José Dias, Arquivo Pessoal
Santa Catarina

Seca muda paisagem do Rio Itajaí-Açu, na região de Blumenau, em SC

A estiagem em SC: Imagens mostram o leito do rio em Indaial e contrastam com a Ponte dos Arcos e a Ponte Nova.

NSCTotal
por  NSCTotal
27/04/2020 23:34 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Fotos e vídeos que foram publicados nas redes sociais neste fim de semana mostram a situação do Rio Itajaí-Açu, em Indaial, em meio à estiagem que atinge Santa Catarina. As imagens foram feitas por José Dias e Marco Antônio Fermiano, e contrastam as pedras com a Ponte dos Arcos e a Ponte Nova, símbolos da cidade.

— Nunca tínhamos visto o rio assim. Comentei com o meu sogro e descemos para ver a situação. Dá para caminhar e até andar de bicicleta — relata Fermiano.

Situação em Indaial próximo à Ponte Nova.(Foto: José Dias, Arquivo Pessoal)

Conforme medição feita na manhã de sábado, o rio estava com a marca em 1 metro, o que corresponde a 2 metros abaixo do considerado normal. Isso faz com que o município esteja em estado de atenção, conforme protocolo da Defesa Civil. O acúmulo de chuva de 1º a 27 de abril aponta 52,4 milímetros, 20% abaixo da média histórica para o mês.

De acordo com Paulo Ledra, secretário de Urbanização e Meio Ambiente de Indaial, a situação atual preocupa o que vai motivar o lançamento de uma campanha de conscientização do uso de água ainda nesta semana.

— A estiagem mostra que o rio está secando. A captação da água da Casan ainda não está comprometida, por conta da instalação de bombas extras, mas mesmo assim nós vamos iniciar nesta semana uma campanha de economia. Ou seja, pediremos à população para não lavar calçadas, carros, e assim diminuir o consumo — afirma Ledra.

Paisagem próximo à Ponte dos Arcos, símbolo de Indaial.(Foto: José Dias, Arquivo Pessoal)

Abril mais seco desde 1981 em Blumenau

Em meio à estiagem que atinge Santa Catarina, Blumenau registra o abril mais seco desde 1981, segundo o Centro de Alerta da Bacia do Rio Itajaí-Açu, o Ceops da Furb. Do dia 1º a 27 deste mês a precipitação acumulada é de 15,9 milímetros, muito abaixo da média da série histórica que é de 101,7 milímetros. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE