Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Secretaria Nacional do Consumidor alerta sobre cuidados na Black Friday

Conhecer a reputação da loja e guardar os registros de compras são algumas das dicas da secretaria para uma compra com segurança.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
26/11/2020 21:30 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Nacional do Consumidor alerta para os cuidados nas compras digitais durante a Black Friday. Conhecer a reputação da loja, guardar os registros de compras e pesquisar se o site tem conexões seguras são fundamentais para não cair em armadilhas. Em caso de problemas, é possível reclamar, sem sair de casa, por meio do consumidor.gov.br.

A plataforma do governo federal é gratuita e o consumidor fala diretamente com o fornecedor. Segundo a secretaria, 80% das demandas são resolvidas e o prazo médio de resposta das empresas que participam é de até sete dias.

De acordo com o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), as demandas nos órgãos de proteção e defesa do consumidor mais que dobraram de janeiro a outubro deste ano, quando comparadas ao mesmo período de 2019.

As principais solicitações estão relacionadas ao vestuário (calçados, roupas e acessórios). O principal problema relatado é a não entrega ou demora na entrega do produto.

"Quando não for possível a compra online, é importante que os consumidores evitem aglomerações durante a semana do Black Friday e, principalmente, no dia 27, em lojas e espaços como mercados e comércios de rua. Usar máscara é fundamental para proteção e higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão", orienta a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues.

"Nesse momento, devemos ter mais cuidado com as ofertas e com a exposição dos consumidores dentro dos estabelecimentos que possam colocar em risco a saúde e a segurança, lembrando que esses são princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor."

Confira as dicas da Secretaria Nacional do Consumidor

  • Informe-se sobre a reputação da loja que pretende comprar;
  • Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção dos dados;
  •  Guarde todos os registros de suas compras;
  • Pense bem antes de efetuar a compra. Pesquise bastante;
  • Fique atento a mensagens e sites fraudulentos;
  • Se sair para as compras, use máscara e se proteja.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE