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Educação

Seduc lança primeiro aplicativo gaúcho para alfabetização de estudantes

A ferramenta estará disponível para download na Play Store da Google para dispositivos Android a partir da próxima semana.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
16/12/2020 23:46 – atualizado há 3 anos
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A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lançou nestaquarta-feira (16/12), o projeto-piloto do primeiro aplicativo gaúchopara letramento e alfabetização dos estudantes.

Coordenado por alunos e professores da Escola Técnica Parobé epelo Departamento de Planejamento da Seduc, com participação dedocentes e estudantes das escolas Protásio Alves, Irmão Pedro e DomJoão Becker, o projeto “Ler é Tri” visa qualificar a oralidadee a escrita, estimular o hábito da leitura e auxiliar os professoresna avaliação da fluência e interpretação textual dos alunos do1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Por meio da gravação da leitura e o uso de trechos de obrasliterárias indicadas pelo professor, o aluno pratica a interpretaçãotextual, a oralidade e enriquece a cognição na área da linguagem.O aplicativo pode ser utilizado sem a necessidade de estar conectadoà internet, a não ser na hora de baixá-lo e de sincronizar osáudios produzidos pelos alunos para dentro da plataforma. Aferramenta estará disponível para download na Play Store da Googlepara dispositivos Android a partir da próxima semana.

A idealizadora do aplicativo é a coordenadora de Demanda Escolarda Seduc, Salete Albuquerque. No início deste ano, a servidora, queé professora de Língua Portuguesa por formação, teve a ideia econversou com dois colegas que atuam na Rede Estadual de Ensino. Ogrupo decidiu colocar o projeto em prática e, para tanto, contou coma dedicação de alunos e professores para desenvolver a ferramenta.

Segundo Salete, a disciplina na qual os alunos mais reprovam naRede é Língua Portuguesa, e o a principal dificuldade é a falta defluência em leitura. Com o projeto Ler é Tri, os estudantes lerãoem voz alta textos selecionados e a leitura será gravada peloaplicativo. A partir desta gravação, a inteligência artificial daferramenta fará uma análise sobre quais as dificuldades daquelealuno – se é a dicção, a lentidão ou “tropeços”, porexemplo.

A coordenadora destaca ainda que, em média, uma criança quenasce em uma família de classe baixa escuta 17 mil palavras até osquatro anos de idade, enquanto, na classe média, a criança escuta25 mil palavras no mesmo período, quantidade que chega a 45 milpalavras para crianças de classe alta. “Queremos diminuir essasdistâncias, oportunizando que qualquer pessoa que tenha acesso a umcelular tenha esse incentivo à leitura”, reitera.

A professora Claudia Farias Lopes Trintin, da Escola TécnicaEstadual Irmão Pedro, responsável por coordenar o processo deconstrução do design do aplicativo, relata que, a partir das ideiasdos alunos, foram sendo elaborados elementos que falassem a línguados jovens e valorizassem a cultura gaúcha.

“ O que é 'tri'? É algo muito bom e isso é uma coisa que todomundo entende. Nosso público são as crianças, os adolescentes e ospais, que também são relativamente jovens. Por isso, era necessárioconstruir uma linguagem jovial, dinâmica, com uso de gírias, alegree de fácil acesso. Estamos muito felizes com o resultado”,explica.

Projeto demonstra a força e a qualidade do ensino público do Rio Grande do Sul, disse o secretário Faisal Karam - Foto: Lucas Nogare / Ascom Seduc

Funcionalidades da ferramenta

O aplicativo, em sua tela inicial, apresenta campos para login esenha, por meio do e-mail educacional@educar.rs.gov.br. Em seu uso, oaplicativo é direcionado para que o smartphone seja operado nahorizontal.

O estágio atual do projeto apresenta uma atividade para ascrianças, o “Te Liga na Trilha”, e uma atividade voltada para ainteiração com a família chamada “Família Também Aprende”.

Dentro da plataforma, existem três teclas de ações: um ponto deinterrogação com função de “help” para auxílio da execuçãoda atividade; uma tecla para gravar, indicada pela imagem de ummicrofone; e uma tecla para ouvir a gravação, indicada pela imagemde um alto-falante.

O objetivo é que o app seja adotado por professores e tambémpelas famílias, que também poderão diagnosticar seus desempenhos.A expectativa é de que mais funcionalidades sejam oferecidas peloapp no futuro. O próximo passo será proporcionar a AvaliaçãoDiagnóstica Digital do aluno, na qual o professor fará a avaliaçãodo estudante dentro do aplicativo e, com isso, definir as estratégiasde intervenção que usará com cada aluno.

Criação do projeto

A aplicativo “Ler é Tri” foi desenvolvido por representantesda Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, da Escola Técnica EstadualParobé, do Colégio Estadual Dom João Becker, do Colégio EstadualProtásio Alves; de alunos do Curso de Publicidade da Escola TécnicaEstadual Irmão Pedro; de professoras do Departamento de Planejamentoda Secretaria Estadual da Educação e alunos da Escola TécnicaEstadual Irmão Pedro.

São eles Celso Leal Tavares, Cláudia Farias Lopes Trintin,Eliseu Batista dos Santos, Karen Cris Sartori Frederico, LuísAntônio Aransegui, Luiz Oscar Ruschel Pilger, Mara Silva, RovaniPeres de Athayde, além dos estudantes Caroline Ludtke, DouglasBenites, Gaspar Vicente, Lantier Mendes e Renata Freitas.

Ao final do evento, os professores envolvidos na elaboração doaplicativo receberam os Chromebooks e os estudantes celulares paraacesso às aulas remotas.



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