Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Segurança Pública lança cartilha para alertar sobre golpes na internet

O documento com 18 páginas foi lançado na manhã desta quinta-feira (18/6).

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
18/06/2020 13:13 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma cartilha alertando para golpes aplicados na internet é a nova ação da Polícia Civil para ajudar a barrar crimes de estelionato que têm se propagado no ambiente virtual – principalmente agora, em meio à pandemia. O documento com 18 páginas foi lançado na manhã desta quinta-feira (18/6).

Quinze dos principais golpes que mais vitimam gaúchos na internet têm a sua forma de operação esmiuçada pela cartilha, que também traz dicas sobre como não cair no conto do vigário. Entre os golpes, estão os do "bilhete premiado" e do "auxílio emergencial", além da "clonagem do WhatsApp". Nesse último, pessoas que informam o seu número de WhatsApp em sites de vendas, por exemplo, abrem margem para que golpistas, se passando por funcionários do site, entrem em contato.

Divulgação PC

O falso colaborador informa que para o anúncio ser validado, necessita de um código que chegará via SMS (mensagem de texto). Nesse instante, o criminoso tenta logar no WhatsApp com o número da outra pessoa, o que faz com que o aplicativo envie para a vítima uma mensagem com um código de verificação. Erroneamente, quando esse número – que é o código de segurança do aplicativo e não deve ser divulgado – chega no celular da vítima, ela, sem saber do golpe, informa para o criminoso, tornando possível ao fraudador concluir a clonagem do número. A partir daí, usa o número de Whats da vítima para fazer pedidos de dinheiro para todos os contatos dela. A conta bancária informada é do criminoso.

Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor afirma que informação é uma arma poderosa que pode prevenir inúmeros crimes - Foto: Reprodução
"Cuidado nunca é demais e, neste contexto de internet, a informação é uma arma poderosa que pode prevenir o cometimento de inúmeros crimes. Agora, quando o delito se concretiza, a população precisa entender que a Polícia Civil estará ao seu lado", afirma a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor.

Sobre o golpe acima, ela alerta: "ativem a verificação em duas etapas do WhatsApp". Outras dicas estão na cartilha elaborada pela Polícia Civil.

Clique aqui e acesse a cartilha no formato pdf

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE