Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Seleção Brasileira faz último treino antes de viagem para o Uruguai

Seleção: com dúvida no meio-campo, Tite mantém base contra o Uruguai

Assessoria/CBF
por  Assessoria/CBF
16/11/2020 15:57 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Seleção Brasileira fez seu último treino antes da partida contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Na manhã desta segunda-feira (16), o técnico Tite comandou uma atividade tática no Centro de Treinamento do São Paulo, na Barra Funda.

Como já é de costume na véspera das partidas, Tite treinou bolas paradas e fez exercícios coletivos para ajustar os movimentos de ataque e de defesa da equipe. Após o treinamento, o treinador deu entrevista coletiva e falou sobre a preparação para o duelo contra o Uruguai.

"Nós fizemos as três vitórias. As duas primeiras criando e fazendo bastante gol, jogando bonito e tendo resultado. Na terceira não deu para jogar bonito, mas teve a consistência e teve a vitória. Talvez (a Venezuela) não brigue para se classificar, mas daqui a pouco vai atrapalhar a classificação de alguém. Vamos enfrentar o Uruguai, uma equipe que vem sólida. Tradicionalmente um clássico, uma gama de envolvimentos com peso de camiseta, com atletas de alto nível e esse nosso processo de afirmação da equipe", avaliou o treinador.

A Seleção Brasileira enfrenta a Celeste Olímpica, na terça-feira (17), às 20h, no Uruguai. O Brasil é o líder das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, com três vitórias em três jogos.

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Seleção Brasileira defende invencibilidade de quase 20 anos

Brasil x Uruguai: um confronto cheio de rivalidade, com partidas históricas e um retrospecto recente favorável para a Seleção Brasileira. Quando as duas equipes entrarem em campo nesta terça-feira (17), no Estádio Centenário, em Montevidéu, estará em jogo uma invencibilidade de quase 20 anos do Brasil.

A última vez em que a Seleção Brasileira saiu de campo derrotada pelo Uruguai foi em 2001, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. De lá para cá, foram dez jogos, com cinco vitórias brasileiras e cinco empates. O último encontro entre Brasil e Uruguai foi em jogo preparatório no fim de 2018, no Emirates Stadium, com novo triunfo da Amarelinha, por 1 a 0.

Em mais de 100 anos de confronto, Brasil e Uruguai se enfrentaram 76 vezes, com 36 vitórias do Brasil, 20 empates e 20 triunfos da Celeste. A Seleção Brasileira marcou 136 vezes e sofreu 97 gols. A maior vitória da Amarelinha foi por 6 a 1, em amistoso em São Januário, no ano de 1944. A maior goleada do Uruguai foi no Sul-Americano de 1920, por 6 a 0, em Valparíso, no Chile.

Brasil x Uruguai

Jogos: 76
Vitórias do Brasil: 36
Empates: 20
Derrotas: 20
Gols do Brasil: 136
Gols do Uruguai: 97
Maior vitória: Brasil 6 x 1 Uruguai (1944)
Maior derrota: Brasil 0 x 6 Uruguai (1920)

O retrospecto recente do Brasil é justamente o que tem desequilibrado o histórico do confronto, que era marcado por um grande equilíbrio até então. Antes da sequência atual, a Seleção já ostentou invencibilidade ainda maior. De 1960 a 1981, o Brasil não perdeu para o Uruguai: foram oito vitórias e três empates em 11 jogos, que abriram a vantagem brasileira no confronto.

A derrota de 2001 ainda interrompeu uma nova sequência de superioridade brasileira: a Amarelinha não perdia para a Celeste desde 1992. Isto quer dizer que, nos últimos 28 anos, a Seleção só perdeu para o Uruguai em uma única oportunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE