Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Semana da Água destaca usos fundamentais durante pandemia da Covid-19

"Cuide da Água. Compartilhe saúde". Este é o tema da Semana da Água 2020, que acontece de 25 de setembro a 03 de outubro.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
02/09/2020 21:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), a 27ª Semana Interamericana e a 20ª Semana Estadual da Água (@semanadaaguars) têm o envolvimento de várias entidades, como a Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, a campanha da Semana da Água terá abordagem predominante online e, entre as atividades previstas, está um webinar sobre Abastecimento de Água no Meio Rural – Um desafio a ser enfrentado, no dia 1º de outubro, das 14h às 15h30.

O tema deste ano,"Cuide da Água. Compartilhe saúde" está conectado a esse momento de crise global e de saúde, em que a água tem importância fundamental na higiene e saúde da população, frente à situação gerada pela pandemia da Covid-19. Segundo Gabriel Katz, extensionista da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar, “as Semanas promovem a reflexão sobre esse contexto de respeito e consciência da importância de preservar e cuidar desse principal recurso para a vida no planeta, que é a água”.

Nesse sentido, as ações de proteção de nascentes, conservação das água nas bacias hidrográficas, promovendo uma relação harmônica entre proteção ambiental e usos múltiplos da água, têm sido foco de atuação da Emater/RS-Ascar, que, ao longo de toda a sua história, desenvolve atividades relacionadas à água, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras, secretarias estaduais e municipais de Saúde e Meio Ambiente, comitês de bacias hidrográficas, sindicatos, conselhos municipais de saúde e clubes, entre outras entidades.

O trabalho da Emater/RS-Ascar vinculado à água tem abrangência múltipla e variada, com orientação às famílias sobre os cuidados no abastecimento, através de proteção de nascentes, a necessidade de manutenção da vegetação, mantendo as Áreas de Proteção Permanente (APPs), e os cuidados com as legislações ambientais, que interferem diretamente na qualidade da água disponível nas propriedades e nas comunidades. “O cuidado com o solo também beneficia a qualidade da água, pois serve como esponja, permitindo a infiltração da água até o lençol freático, abastecendo rios e riachos”, analisa Katz. As orientações em relação ao tratamento de esgotos domésticos, dejetos produtivos e a disposição adequada do lixo, também fazem parte das ações relacionadas aos cuidados com a água. “Tudo acaba influenciando a qualidade da água, desde a necessidade de tratamento adequado do esgoto cloacal, como das águas cinzas, de cozinhas, pias e demais fontes, que deve garantir uma melhor qualidade à água”, explica.

WEBINAR

O webinar sobre Abastecimento de água no meio rural – um desafio a ser enfrentado, que acontece no dia 1º de outubro, das 14h às 15h30, terá uma abordagem na área dos recursos naturais, pela engenheira florestal Adelaide Ramos, e enfoque social, pela também extensionista Vera Carvalho, da área de Saneamento da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar.

Para esta atividade, foram convidados representantes da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), da Famurs e do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs/RS), que também irão se manifestar sobre o tema.

Com transmissão simultânea pelo Youtube e pelo Facebook da Emater/RS-Ascar, o webinar é destinado ao público assistido pela Instituição, técnicos e extensionistas e para a interessados em geral, com apresentação de duas experiências relacionadas à proteção da água e da garantia do abastecimento com qualidade e quantidade. Uma é a experiência do município de Sinimbu, cuja extensionista na época, Paula Sabrina Mallmann, atualmente no Municipal de Vera Cruz, articulou a criação de um Programa Municipal para Proteção de Nascentes. A outra experiência é de Chiapetta, conduzida pelo extensionista Dhonata Santo Rigo, que articulou com o Conselho Municipal de Saúde destinar recursos para investir em estações de tratamento de água de poços, com uso de sal de cozinha, através do fenômeno da hidrólise, descontaminando a água. Também haverá relato de uma agricultura beneficiária desta experiência em Chiapetta.

MARCA PADRÃO

Uma das novidades para este ano é adoção, pela organização das Semanas da Água, de uma marca padrão (em anexo), que vai permanecer para as próximas edições. Inspirado no ciclo da água e seu movimento, representado pela água tratada (azul), potável e não tratada, como a água das chuvas e lagos (verde) e o esgoto (marrom), “o desenho dá a ideia de movimento e os ciclos, representando o ato de compartilhar, ou seja, tudo que vai volta, o que sugere envolvimento e inter-relação dos temas”, explica Katz, ao observar ainda que os espaços entre as partes representam o conhecimento, “nunca fechado, mas aberto a novas ideias, percepções e processos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE