Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/CIDASC
Segurança

Sementes "da China" serão analisadas pelo Ministério da Agricultura

O órgão federal emitiu alerta sobre a chegada das sementes ao país e pediu à população que não utilize estes produtos

NSCTotal
por  NSCTotal
17/09/2020 19:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As sementes que começaram a chegar nas casas de Santa Catarina com embalagens com caracteres asiáticos serão analisadas pelo Ministério da Agricultura. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo órgão, em sua conta no Twitter, e no site oficial do órgão federal, segundo publicação do jornal Diário Catarinense.

"Em relação ao recebimento de pacotes de sementes não solicitadas, o MapaBrasil alerta os cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas deste tipo que cheguem, sem conhecimento, em suas residências", publicou o órgão nas redes sociais, após uma imagem com as palavras "alerta".

O que já se sabe sobre as sementes "da China" que estão chegando nas casas em SC

O primeiro caso reportado em Santa Catarina ocorreu em Jaraguá do Sul, em 8 de setembro. Em meio às encomendas feitas em um site popular da China, chegou um pacote com sementes que não haviam sido solicitadas. Um profissional da Cidasc foi até a casa da família que recebeu estas sementes, recolheu o produto e encaminhou para o Ministério da Agricultura.

Segundo o órgão, o material será encaminhado para laboratório para exame e identificação da espécie e de possíveis pragas que possam oferecer risco fitossanitário à agricultura brasileira.

"A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos", também publicou o Mapa.

A mesma situação está ocorrendo em outros países, como Estados Unidos, onde as sementes também passaram por análise. Nada de errado foi encontrado nelas mas, mesmo assim, a orientação das autoridades americanas é que a população não semeie estas sementes porque podem não se adaptar ao bioma local e, com isso, causar desequilíbrios na vegetação.

O Ministério da Agricultura informou que o órgão de defesa agropecuária americano (APHIS-USDA) informou ao governo brasileiro que o caso está sob investigação em conjunto com outras agências de segurança dos Estados Unidos. Até o momento, as evidências apontam que trata-se de uma ação conhecida como brushing scam, uma estratégia do e-commerce utilizada para gerar números falsos de pedidos e reviews positivos, o que beneficiaria o vendedor on-line ou o site.

O Governo chinês emitiu nota informando que está investigando a situação e que acredita que as embalagens sejam falsificadas. As sementes estão sendo relacionadas à China porque as embalagens têm informações escritas em mandarim e, muitas vezes, chegam com encomendas de sites de compras chineses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE