Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Colunistas

Ser prefeito de Erechim todo o mundo quer, mas poucos os que podem ser e apenas um vence !

- Por Marco Antonio Geib

Marco Antonio Geib
por  Marco Antonio Geib
08/03/2020 18:27 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O tempo vem se afunilando em direção às eleições de 2020, onde teremos mudanças significativas e consubstanciais na administração pública municipal, bem como no Poder Legislativo Municipal.

Ao iniciar-se a “Gestão Schmidt/Lando - 2017/2020”, quase imediatamente surgiu a famosa “Mosca Azul” que com sua picada, dizem que “estimula os detentores de Cargos de Primeiro Escalão virem a ocupar, em eleições próximas, os postos máximos que são os de Prefeito e Vice do Município”.

Existe um ditado de autor desconhecido que diz o seguinte: “O Poder, atrai, inebria, muitas vezes corrompe." Mas graças a Deus aqui o Poder, até agora, só “atraiu e inebriou” nada mais, é o que está acontecendo.

Claro que esta situação criou o que foi denominado de “Prefeiturinhas” citadas várias vezes nas Redes Sociais. Os primeiros atingidos pela “Mosca Azul”, foram os assessores mais próximos do Gabinete do Prefeito Schmidt. Depois, esta sensação desceu as escadarias e tornou-se “endêmica”, no resto dos secretários, alguns políticos locais, inclusive de um prefeito eleito de município próximo a Erechim.

Então nestes três anos de mandato o Prefeito Schmidt vem “provando a SOLIDÃO DO PODER”, embora seja o centro das atenções, preceptor de decisões políticas administrativas, saudado e louvado em festas e outros atos promovidos pela sociedade, rodeados de “amigos”....com certeza “sente-se só"!

ALÉM DE OUTROS, OS QUE QUEREM SER CANDIDATOS A PREFEITO E VICE !

“O Prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt (PSDB), mesmo que tenha afirmado que não; Altemir Barp (PSDB); Vinícius Anziliero; Roberto Fabiani (Solidariedade); o nome natural é do vice-prefeito Marcos Lando (PDT); Jackson Arpini (sem filiação Partidária); Paulo Alfredo Polis (PMDB); Rafael Martins Ayub (PMDB); Ana de Oliveira(PMDB); Flávio Tirello (PSB); Claudemir de Araújo (PTB); Lucas Farina(PT); Alderi Oldra(PT) e o atual Prefeito de Paulo Bento, Pedro Lorenzi(PRB)”. Ainda existe tempo legal de aparecerem novos pré-candidatos a estes cargos!

OS QUE PODEM VIR A SEREM ELEITOS FUTURO PREFEITO DE ERECHIM !

Ouve-se muitos comentários “sérios e airosos”, como também um monte de fakes a respeito de nomes dos concorrentes. Ficando-se com os 14 candidatos citados, “salvo melhor juízo”, pode-se arriscar nos seguintes nomes, sem que a ordem aqui signifique “algum tipo de preferência”, para vencer as eleições de 2020.  Então vejamos:

Marcos Lando, atual Vice Prefeito; Rafael Martins Ayub, Vereador; Flávio Tirello, Cirurgião Dentista, fez 20,38% dos votos para prefeito em 2016; Claudemir de Araújo, vereador  conseguiu 1905 votos em 2016, o mais votado. Lucas Farina, Vereador. Luiz Francisco Schmidt, atual prefeito, faltando regularizar a “situação política ” perante o TSE Tribunal Superior Eleitoral, e tem-se ainda Paulo Alfredo Polis, Bancário e ex-prefeito de Erechim e eventualmente Antonio Dexheimer, Médico e ex-prefeito de Erechim.

Prevista na Lei nº 9.096/1995, termina no dia “12 de abril” o prazo para que os partidos políticos enviem, pela internet, as relações atualizadas de seus filiados à Justiça Eleitoral.

Em julho, os partidos estão autorizados a promover as Convenções Internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

É o que ouvimos e considerando suas “muitas repetições por aqui, acolá e alhures” é algo próximo de uma realidade eleitoral. Esta matéria por sua natural “complexidade social” não é dona da verdade ou única, poderão haver outras opiniões. Mas lembre-se que das cabeças de Eleitores, Juízes e Urnas nunca se sabe o que tem dentro !

Marco Antonio Geib é Consultor em Projetos para sistemas de saúde pública e privada, Administrador Hospitalar, escritor, jornalista e membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG. Email: marcogeib@gmail.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE