Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Situação de Emergência pela estiagem em Centenário é homologada pela União

Os prejuízos com a estiagem em Centenário ultrapassam R$ 15 milhões, segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater.

Assessoria
por  Assessoria
08/04/2020 15:32 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Centenário teve o Decreto de Situação de Emergência pela estiagem homologada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil na última semana, conforme publicado no Diário Oficial da União. O reconhecimento do Decreto Municipal foi publicado na última sexta-feira, dia 3 de abril, juntamente com outros nove municípios, sendo três da Bahia (Água Fria, Andaraí, Maracás) e outros seis do Rio Grande do Sul (Centenário Augusto Pestana, Boa Vista do Incra, Espumoso, Lagoa Vermelha e Tapejara).

Os prejuízos com a estiagem em Centenário ultrapassam R$ 15 milhões, segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater. A seca afetou principalmente as lavouras de hortifrúti, soja e milho e as pastagens para pecuária, se refletindo em queda também da produção de leite.

Diante da situação a Prefeitura disponibilizou por meio de um caminhão tanque água para as propriedades do interior para consumo humano e dos animais, além disso, uma escavadeira hidráulica e retroescavadeira foram utilizadas para limpeza e abertura de fontes de água e limpeza de açudes no município. De acordo com o prefeito de Centenário, Hilário José Kolassa, a homologação é importante para o município receba retorno financeiro dos prejuízos com a estiagem. “Vamos aguardar o apoio do governo do estado e do governo federal de algum auxílio para o município”, disse o prefeito.

O decreto homologado reconhece a situação de emergência nos municípios, com isso os órgãos regionais estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município afetado. Além disso, com a homologação, os produtores podem solicitar a quitação de empréstimos e financiamentos de cunho agrícola e/ou qualquer tipo de cultura ou meio de sustento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE