Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pref. Pres. Getúlio
Cidade

Sobe para dez o número de mortos por chuvas em SC

Informação atualizada é das assessorias de comunicação das prefeituras de Presidente Getúlio e de Ibirama; até agora, 11 pessoas ainda estão desaparecidas.

NDMais
por  NDMais
17/12/2020 16:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foram confirmadas pelo menos dez mortes até às 14h desta quinta-feira (17) em decorrências das chuvas que atingiram Santa Catarina nesta madrugada. Das dez, nove foram registradas em Presidente Getúlio, e uma, em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, segundo informações das assessorias de comunicação das prefeituras dos dois municípios.

Mortes e desaparecidos

A morte mais recente foi a de um homem arrastado por cerca de 5km pela enxurrada em Ibirama. Ele estava acompanhado da esposa e da filha, que também foram levadas pelas águas, mas conseguiram se salvar e passam bem.

O município de Presidente Getúlio foi o mais atingido. Lá, foram registrados 125 mm de volume em um período de apenas seis horas, o que causou alagamentos e transtornos. A ponte que passa sobre o Rio Ferro não aguentou a pressão da correnteza e desabou.

De acordo com dados da Prefeitura, até o momento noves mortes foram confirmadas e 11 pessoas estão desaparecidas. A reportagem não conseguiu retorno da Defesa Civil. As chuvas provocaram também instabilidades nas redes telefônicas e queda de sinal das operadoras de telefonia e internet.

Até o momento, a Prefeitura de Rio do Sul confirmou o desaparecimento de pelo menos um morador.

Apoio

A Prefeitura de Presidente Getúlio organizou abrigos no Salão Paroquial e no Ginásio Municipal de Esportes Pereirão. “Aos não atingidos, evitem sair de casa. O grande fluxo de carros e pedestres atrapalha o trabalho dos Bombeiros e Defesa Civil” divulgou a Prefeitura nas redes sociais.

Uma campanha foi organizada pela Prefeitura de Blumenau. O município pede doação de donativos por meio da Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social. O material arrecadado será enviado para o Alto Vale na próxima segunda-feira (21).

Dentre os produtos solicitados estão materiais de higiene, roupas em bom estado, colchões e alimentos não perecíveis. Os moradores de Blumenau podem realizar as doações Pró-Família, Corpo de Bombeiros e Loja Otto Caça e Pesca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE