Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Superlua poderá ser vista nesta segunda-feira

De acordo com a Nasa, o fenômeno será visto pelos próximos três dias.

G1
por  G1
09/03/2020 16:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta segunda-feira (9), a Lua estará em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de "superlua". Ele poderá ser visto até o início da quarta-feira (11).

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

De acordo com a agência espacial americana (Nasa), desta vez também será "Lua de Minhoca". Ela recebe este nome por que é a última Lua cheia no mês de março. Historicamente, os povos antigos mais ao Sul dos Estados Unidos chamavam essa época desta forma, período que coincidiu com o extermínio de minhocas nativas há cerca de 12 mil anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE