Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Mundo

TikTok é o aplicativo com mais downloads em 2020

O relatório colocou a pandemia do novo coronavírus como uma das principais causas para o resultado.

CNN
por  CNN
10/12/2020 16:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O TikTok ultrapassou o Facebook e o WhatsApp e virou o aplicativo com mais downloads ao longo de 2020. É o que aponta a App Annie, empresa de monitoramento de performances de aplicativos em escala global. O relatório colocou a pandemia do novo coronavírus como uma das principais causas para o resultado.

A Covid-19, segundo o documento, mostra que também acelerou em até três anos o desenvolvimento de aplicativos e ainda tornou o mercado mais rentável. O gasto global em 2020 com jogos e aplicativos nas plataformas iOS e Google Play Stores atingiram a marca de US$ 112 bilhões, algo 25% superior em relação ao ano passado.

Em relação ao TikTok, o relatório mostra que o aplicativo cresceu três posições no ranking de downloads que não incluem jogos. O documento aponta que a pandemia pode ter influência no resultado, “especialmente quando os consumidores ávidos por conteúdo migraram para o aplicativo para criar, socializar e se divertir” durante períodos de isolamento social.

Outro aplicativo que ganhou destaque em razão da pandemia é o Zoom, que subiu 219 posições no ranking, ocupando agora a quarta colocação. Além do TikTok, estão à frente o Facebook e WhatsApp.

Segundo a App Annie, o crescimento do Zoom se deu à medida que as empresas tornaram as colaborações de seus funcionários de maneira online por meio de home office.

Quanto ao número de usuários ativos por mês, o Facebook ainda lidera, seguido de WhatsApp, Messenger, Instagram, Amazon, Twitter e Netflix. O TikTok está na oitava posição, mas mostra tendência de crescimento para 2021, aponta o relatório.

Dinheiro e tempo gasto
Os usuários de aplicativos também gastaram mais em 2020, o que representou um aumento de 25% em relação a 2019.

O crescimento foi impulsionado pela Google Play Stores, que elevou em 30% as suas transações na plataforma. Para o relatório, isso refletiu o uso cada vez mais abrangente do sistema Android em smartphones e migração de aplicações que antes existiam apenas no iOS.

Quanto ao tempo gasto em frente à tela do celular, os aplicativos de negócios tiveram o maior aumento, com 200%, sobretudo em razão do Zoom – que é classificado nesta categoria. Em seguida, aparecem os de vídeo streaming, com aumento de 40%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE