Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Trabalhadores do INSS se concentram em frente à agência na Capital

Categoria protesta contra a decisão Governo Federal de contratar militares da reserva para reduzir a fila de espera por benefícios.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
24/01/2020 11:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Trabalhadores do INSS estão concentrados em frente à agência da Travessa Mário Cinco Paus, no Centro de Porto Alegre, nesta sexta-feira. A categoria protesta contra a decisão do Governo Federal de contratar militares da reserva para reduzir a fila de espera por benefícios.

Os servidores montaram um toldo na frente do INSS e estão prestando informações sobre as mudanças dos serviços propostos pelo Governo e as implicações no atendimento ao público. O serviço segue sendo prestado normalmente nas agências e não está prevista caminhada ou atos maiores, até o momento.

Segundo o Sindicato dos Servidores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do Rio Grande do Sul (Sindisprev-RS), o governo não adotou nenhuma medida para evitar o colapso no atendimento do INSS e, agora, propõe uma solução ”tapa buraco”. Segundo a entidade, a contratação dos militares não vai resolver o problema. O Sindicato alega que o treinamento vai levar meses e a população vai seguir desassistida.

A convocação para o protesto foi feita pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e deve acontecer em todo o país.

Decreto

Hamilton Mourão, presidente em exercício, assinou o decreto que regulamenta a contratação de militares inativos para atividades em órgãos públicos. O decreto foi publicado ontem à noite, em edição extra do Diário Oficial da União. 

De acordo com o Palácio do Planalto, os militares poderão ser contratados, por meio de um edital específico de chamamento público, para trabalhar em órgão ou entidade federal ganhando adicional com valor igual a 30% sobre o salário recebido na inatividade. 

A contratação dependerá de autorização prévia tanto do Ministério da Defesa quanto do Ministério da Economia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE