Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Treinamento para profissionais da saúde alinha estratégias para vacinação em Erechim

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação terá início no dia 05 de outubro.

Secom Prefeitura de Erechim
por  Secom Prefeitura de Erechim
25/09/2020 10:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Núcleo de Imunizações - promoveu no dia 24, um treinamento para enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica com o objetivo de alinhar estratégias para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação que terá início no dia 05 de outubro.

Devido ao cenário epidemiológico atual com a pandemia de COVID-19 um dos serviços que também sofreu impacto negativo foi a vacinação, fazendo com que a diminuição da procura ocasionasse a queda dos índices de cobertura vacinal em todo o país.

Tendo em vista que a queda nos índices de cobertura vacinal pode ocasionar o ressurgimento de doenças graves já erradicadas como é o caso da poliomielite faz-se necessário um esforço conjunto entre os serviços de saúde e a população a fim de que a vacinação seja retomada efetivamente.

Para tanto, o Ministério da Saúde realizará em todo o país entre os dias 05 a 30 de outubro a campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. O Dia “D” de Mobilização nacional será no dia 17 de outubro onde todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8 hs às 17 hs ininterruptamente para vacinação.

O público alvo desta campanha são as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade que deverão ter sua situação vacinal avaliada e atualizada para as vacinas de rotina, todas as crianças de 1 ano de idade a menores de 5 anos deverão receber a dose da vacina oral contra a poliomielite.

Os pais ou responsáveis deverão procurar os serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que seus filhos sejam imunizados. É importante salientar que todas as unidades de saúde estão preparadas para atender a população respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social.

É de extrema importância que a população participe da campanha e procure os serviços de vacinação. “Não podemos correr o risco do ressurgimento de doenças graves e incapacitantes que já foram erradicadas do país, por isso pedimos que fiquem atentos às datas de início e não deixem de levar as crianças e adolescentes para a vacinação”, destaca o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunizações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE