Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS trabalha em pesquisa sobre arquitetura e urbanismo no contexto da Covid-19

Estudo busca investigar as mudanças nas necessidades humanas em relação aos espaços residenciais e urbanos

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
08/05/2020 23:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está participando de uma pesquisa para entender como as pessoas se sentem em relação a sua casa e aos espaços ao ar livre durante o isolamento social, incluindo o que poderá mudar após a quarentena. Foi lançado um questionário online para que as pessoas possam responder a pesquisa. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também integram o estudo.

A investigação é mais uma contribuição das Universidades Federais para entender as consequências da pandemia. Os pesquisadores são da área de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Juntos, eles buscam investigar as mudanças nas necessidades humanas em relação aos espaços residenciais e urbanos das cidades. Quem responder o questionário auxiliará a equipe em estudos para repensar as formas de morar, a qualidade dos espaços domiciliares, as atividades realizadas em casa e a maneira como ocorrem as interações das pessoas com os espaços públicos ao ar livre, principalmente durante o isolamento social.

Antes de responder as perguntas, o participante deve ler o termos do estudo e, caso queira continuar, deverá assinalar seu consentimento. Todas as respostas são anônimas e nenhuma informação pessoal será divulgada. O tempo médio para responder é de 12 minutos. O formulário está disponível no link https://www.survio.com/survey/d/V8S9T7W5N3H4W1P5G.

Os pesquisadores envolvidos no estudo são: professoras Angela Favaretto (UFFS), Vanessa Goulart Dorneles (UFSM) e Maíra Longhinotti Felippe (UFSC); professor Fernando Oscar Ruttkay Pereira (UFSC); e pós-doutorandas Fernanda Machado Dill e Raphaela Walger da Fonseca (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE