Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Unidade da BRF em Marau registra 18 casos de Covid-19

Planta emprega mais de 3 mil trabalhadores. Cidade soma 49 infectados pelo novo coronavírus

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
27/04/2020 22:25 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Marau (Stia), Alcemir Pradegan, confirmou hoje que uma unidade da empresa de alimentos BRF em Marau, no Norte gaúcho, registrou 18 casos confirmados de coronavírus desde o começo da pandemia. Pradegan ressalta que o complexo industrial, que agrega cinco setores da BRF na cidade, emprega 3,1 mil pessoas. Entre os infectados, 16 são do setor de aves e dois do setor de industrializados, detalhou o dirigente.

“O caso mais recente foi identificado há 8 dias e entre os casos positivos, uns 3 ou 4 foram mais graves, os outros, pelo que se sabe, foram situações mais leves, tendo, inclusive, dois funcionários já retornado ao trabalho”, relatou.

BRF / Divulgação

O município de Marau, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, identificou até o momento 49 casos de Covid-19 e um óbito. Com população estimada de 44.161 (IBGE), a cidade registra alto índice de incidência, tendo aproximadamente mais de um caso a cada mil habitantes.

Pradegan disse que a BRF, desde o começo da pandemia, adotou medidas para preservar a saúde dos funcionários e não prejudicar a produção. “Nesta segunda, um túnel foi instalado, em que os trabalhadores são “desinfetados” por um produto, que lembra uma nevoa, além de terem à disposição máscaras e também, na entrada, há medição de temperatura”, relatou.

Segundo o presidente do STIA, a BRF reduziu a produção no setor de aves após um acordo e a assinatura de um termo de conduta entre o sindicato, o Ministério Público do Trabalho e a empresa. “Essa redução e o afastamento de 350 funcionários, entre grupo de risco, sintomas de gripe e alguma outra debilidade, pode impactar no ritmo de produção, mas permite que a BRF siga as recomendações de distância estipuladas pelas autoridades sanitárias”, indicou.

BRF não divulga número de doentes

Em nota, a empresa informou que não vai divulgar o número de casos e dados sobre eles “em respeito à privacidade de seus colaboradores e familiares”, mas ressalta que os funcionários com Covid-19 “foram afastados imediatamente de suas funções”, vêm recebendo o tratamento adequado e “serão acompanhados pela área de Saúde Ocupacional da empresa até sua total recuperação”.

Frigorífico da JBS em Passo Fundo interditado

A JBS Aves Ltda, de Passo Fundo, já contabiliza 19 casos de coronavírus, duas mortes em razão da doença e 106 suspeitas entre os funcionários, revelou na última sexta-feira, em nota, a gerência Regional do Trabalho de Passo Fundo, ao interditar a planta da empresa. Em vistoria na última semana, auditores-fiscais identificaram risco grave e iminente para a vida e a saúde dos trabalhadores.

De acordo com o órgão, as medidas adotadas pelo frigorífico não vinham sendo suficientes para proteger contra a Covid-19.

Após a origem do surto na JBS, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse hoje que vai apresentar ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, nesta terça-feira, uma minuta de portaria que pretende normatizar as relações nas indústrias gaúchas, especialmente no setor frigorífico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE