Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Vacina da gripe: quem deve tomar na segunda fase da campanha de 2020

Segunda fase da campanha busca vacinar mais de 200 mil pessoas

Agência Brasil
por  Agência Brasil
16/04/2020 07:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 começa no dia 16 de abril. Se na primeira etapa, iniciada no 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para:

• Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários

• Indígenas

• Doentes crônicos

• Profissionais das forças de segurança e salvamento

• População privada de liberdade, inclusive adolescentes

• Funcionários do sistema prisional

São, no total, mais 15,6 milhões de brasileiros que podem se beneficiar da segunda fase da campanha. A principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas.

SES/RS

Comprovação

Para que possam receber a vacina, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a sua condição. Para as forças de segurança e salvamento é necessário apresentar documento que comprove a atuação ou crachá funcional. Já os caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem possuir CNH categoria C, D e ou E ou crachá funcional.

A estimativa estadual é de que 8.018 pessoas façam parte deste novo grupo, mais os caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo que não estão contabilizados. Estes dados são baseados no Censo Populacional 2010 estimativa 2012. No entanto, Erechim estima, através de base de dados municipais, que apenas portadores de doenças crônicas somem mais de 10 mil pessoas. Acrescentando a este número as demais pessoas que se incluem no grupo prioritário para esta segunda fase, teremos mais de 15 mil pessoas a serem vacinadas nesta etapa.

Cada remessa de doses da vacina enviada pelo Ministério da Saúde é calculada em base de dados populacionais que já estão desatualizados, sendo que o quantitativo recebido é muito inferior ao necessário. Foram recebidas até o momento 15.090 doses e as remessas continuarão semanalmente até o dia 22 de maio com o término da campanha.

O município de Erechim já vacinou até o momento 12.430 idosos, atingindo 93% da população estimada e 2.320 profissionais da saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE