Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vacinação contra aftosa também precisa ser feita pelos produtores de Severiano de Almeida

A etapa, que ocorre tradicionalmente em maio, foi antecipada de acordo com parecer do Ministério da Agricultura .

Prime Comunicação
por  Prime Comunicação
19/03/2020 22:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A primeira etapa da campanha de vacinação da febre aftosa começou nesta semana e seguirá até 14 de abril. Para evitar imprevistos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) recomenda que os produtores procurem imunizar seus animais na segunda quinzena de março.

A etapa, que ocorre tradicionalmente em maio, foi antecipada de acordo com parecer do Ministério da Agricultura e faz parte da estratégia do Estado para ser declarado como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, num segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em todo o Rio Grande do Sul, a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. A dose da vacina segue a mesma das etapas anteriores, de 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C).

Os produtores, devem comprar as doses necessárias para a vacinação de seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela a Secretaria da Agricultura. Após, deverão comprovar a vacinação por meio da apresentação da nota fiscal até 22 de abril de 2020 junto a Vigilância Sanitária do município.

A partir de 16 de março, a movimentação de bovídeos só poderá ser realizada mediante vacinação prévia da propriedade, obedecidos os prazos de carência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE