Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entretenimento

Veja como a AZUL desenhou o mapa do Brasil nos céus

A empresa não quis comentar sobre a motivação para o desenho nesse momento e, provavelmente, uma comunicação de imprensa deve ser feita em momento portuno.

Aeroin
por  Aeroin
27/07/2020 16:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras utilizou-se de um de seus ATR-72-600, o de matrícula PR-AQH, para desenhar um enorme mapa estilizado do Brasil (que também é a logo da empresa) nos céus do interior de São Paulo, partindo de sua base em Campinas.

A empresa não quis comentar sobre a motivação para o desenho nesse momento e, provavelmente, uma comunicação de imprensa deve ser feita em momento oportuno. No entanto, e em primeira mão, o AEROIN teve acesso a informações que permitem identificar como ele foi feito.

Imagem – FlightRadar24

15 mil viram ao vivo

Ao longo do tempo em que o mapa era desenhado, em torno de 15 mil pessoas chegaram a acompanhar simultaneamente seu processo de criação, sendo o voo mais rastreado do mundo através do aplicativo FlightRadar24 na tarde desta segunda-feira (27).

O desenho foi feito enquanto o avião voava e o rastreador de voo registrava sua posição a partir da captura dos dados emitidos pelo equipamento ADS-B instalado na aeronave. Obviamente que o desenho tem grandes proporções e somente pode ser visto através dos aplicativos de rastreamento como FlightRadar24, FlightAware, RadarBox, etc.

No total, o voo durou 2 horas e 27 minutos, percorrendo boa parte do interior paulista, sobrevoando cidade como Piracicaba, Lençóis Paulistas e Itapetininga.

Top três dos voos mais seguidos no mundo em tempo real © FlightRadar24

Como foi feito?

Para percorrer a forma do mapa, foi necessário desenhá-lo com coordenadas geográficas e inseri-las no plano de voo que é enviado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira.

Nós tivemos acesso ao plano de voo e, conforme imagem abaixo, foram 45 coordenadas geográficas usadas para fazer o contorno de maneira similar à logomarca da empresa. Em cada posição, era feita uma curva de 90º para seguir para a próxima coordenada, tal como a marca da companhia aérea.

Extrato da navegação no plano de voo

Estas coordenadas também são inseridas no computador de voo da aeronave, que segue a rota com o seu piloto automático.

Entramos em contato com a Azul para maiores detalhes sobre este voo especial e iremos atualizar esta matéria assim que novas informações forem enviadas. Aparentemente, hoje não é alguma data comemorativa da história da empresa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE