Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Veja como conferir o valor da sua restituição do Imposto de Renda 2020

Informação pode ser encontrada em site da Receita Federal

GZH
por  GZH
15/05/2020 23:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Receita Federal deverá divulgar na próxima sexta-feira (22) o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020. Devem ser contemplados, no primeiro momento, contribuintes com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, os portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O depósito será feito em 29 de maio na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração.

Mesmo quem não estiver neste primeiro lote, no entanto, pode conferir o valor da restituição que terá a receber quando for liberada. Para conferir quanto entrará na sua conta, é necessário criar um login no Portal e-CAC – Central Virtual de Atendimento, na página da Receita, gerar um código de acesso e navegar pelo serviço da Receita. Veja abaixo o passo a passo.

1. Entre no Portal e-CAC, preencha seu CPF, senha e o código de acesso (caso já tenha cadastro). Se ainda não tiver cadastro, clique em "Saiba como gerar o código de acesso" e preencha um pequeno formulário. Serão pedidos dados como data de nascimento, CPF e números dos recibos de entrega das duas últimas declarações. Esses números são encontrados nos comprovantes de entrega impressos ou salvos em PDF ou ainda nos programas de declaração correspondentes a cada ano, que devem estar baixados no seu computador, na pasta "Declarações Gravadas".

2. Após entrar com dados e senha, será aberta uma tela com várias opções para obter informações sobra sua situação cadastral junto à Receita. Vá em "Declarações e Demonstrativos" e, depois, clique em "Meu Imposto de Renda (Extrato DIRPF)".

3. Serão listadas as situações de suas últimas declarações. Se na aba "2020" constar a declaração como "Processada", significa que foi reconhecida como correta pela Receita, e o valor deverá estar no próximo lote de restituição. Caso sua declaração ainda não tenha sido contemplada nos lotes liberados, constará a informação "Em fila de restituição" e será necessário aguardar os próximos lotes.

4. Em ambas situações, você poderá conferir o valor da restituição. Para isso, clique em Extrato de Processamento, selecione o ano de 2020 e veja as principais informações sobre a declaração, incluindo o valor do reembolso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE