Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Venda antecipada de soja atinge nível histórico no Rio Grande do Sul

A explicação para o movimento ter se intensificado está na cotação do grão, que não para de subir

O Sul
por  O Sul
21/09/2020 14:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Puxada pelo efeito do câmbio, a valorização da soja verificada ao longo deste ano tem estimulado cada vez mais produtores gaúchos a comercializarem antecipadamente a próxima safra.

O plantio do grão sequer começou no Rio Grande do Sul e cerca de 35% da oleaginosa a ser colhida no ciclo 2020/2021 já foi negociada, de acordo com estimativa da consultoria Safras & Mercado. Em temporadas anteriores, em setembro, a média de venda precoce não passava de 12% da produção.

A explicação para o movimento ter se intensificado está na cotação do grão, que não para de subir. Em todo o Brasil, a venda antecipada já chega a 50% da produção esperada. Em anos anteriores, nesta época, cerca de 20% da safra brasileira costumava estar comprometida.

Com demanda aquecida no mercado externo, na esteira dos pedidos vindos da China, a oleaginosa atualmente é negociada por valor recorde, com saca acima de R$ 140 no Rio Grande do Sul.

Na venda antecipada, produtores gaúchos estão conseguindo firmar acordos na faixa dos R$ 125 por saca, para entrega a partir de abril de 2021. O valor fica acima do verificado nas safras anteriores e, por isso, é considerado atrativo.

No ciclo 2020/2021, a área plantada no Rio Grande do Sul deverá, pela primeira vez, romper a barreira de seis milhões de hectares, conforme estimativa da Emater. Na primeira parcial divulgada, a colheita prevista é de 18,9 milhões de toneladas.

O crescimento projetado é de 69% frente a 2019/2020, quando a estiagem dizimou lavouras e derrubou a colheita no Estado. No entanto, há projeções ainda mais otimistas. A Aprosoja-RS espera produção acima de 20 milhões de toneladas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE