Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Vestibular da URI teve provas presencial para Medicina e online para os demais cursos

A procura pelo Curso de Medicina da URI Erechim teve um acréscimo de 64,28% em relação ao ano passado

Secom URI
por  Secom URI
06/12/2020 21:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) realizou na tarde deste domingo, 6, o Vestibular de Verão. Em Erechim, no entanto, a prova presencial foi apenas para os candidatos ao Curso de Medicina. Os demais vestibulandos que concorrem a uma vaga nos demais cursos realizaram a redação de forma online. Tudo em função da pandemia do coronavírus que vem se agravando cada vez mais no país.

Apesar dessa realidade, a procura pelo Curso de Medicina da URI Erechim teve um acréscimo de 64,28% em relação ao ano passado. Os candidatos começaram a chegar ao campus a partir das 12h para facilitar a identificação do prédio e da sala onde iriam realizar a prova que teve início às 13h e apresentou uma abstenção de 8,4%.

Por causa da pandemia do COVID-19, a Universidade foi obrigada a adotar uma série de medidas visando a segurança dos candidatos, obedecendo aos protocolos da saúde. Para começar, apenas os alunos tiveram acesso ao campus. Muitos pais, que vieram acompanhar seus filhos, especialmente os oriundos de outras cidades do sul do país, ficaram aguardando em frente a Universidade. O momento foi acompanhado pelos cursinhos de Medicina da região que também se instalaram em frente ao campus para dar apoio aos vestibulandos.

Depois de passar pelo monitoramento térmico, através de uma câmara para aferição de temperatura, na entrada da sala da prova os candidatos precisaram trocar a máscara, esta oferecida pela Comissão Organizadora do Vestibular. Todos foram acomodados com distanciamento de 1,5m, o que obrigou a Universidade a ampliar o número de salas para o concurso que teve lugar nos prédios 7, 8 e 10. Para dar mais segurança ainda aos candidatos, a Unimed Erechim, em parceria com a Universidade, colocou uma UTI móvel à disposição para qualquer emergência.

A prova, que transcorreu dentro da normalidade, foi constituída de uma redação e mais 80 questões de várias áreas do conhecimento. Os candidatos tiveram até às 18h30min para concluir a prova.

A redação para Medicina pedia: “mesmo decorrido quase um ano do início da pandemia da COVID-19, nós ainda não aprendemos a solidariedade”. Para desenvolver o tema, foram apresentadas três propostas: a falta de solidariedade ao longo da história; se a pandemia veio para melhorar ou piorar os rumos da humanidade; e que o maior perigo não é o vírus, mas o ódio, a ganância e a ignorância.

Enquanto isso, os candidatos dos demais cursos, que realizaram a prova online, tiveram duas propostas para desenvolver a redação: a rotina e o outro e o valor de um abraço.

Neste Vestibular, a URI Erechim ofereceu vagas para 23 cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.
O listão com os aprovados para os que fizeram a prova online será conhecido nesta terça-feira, 08, a partir das 10h30min. Os aprovados da Medicina serão conhecidos na sexta-feira, 11.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE